Exposição itinerante realizada entre ENEL e MAR percorre quatro cidades do Estado do Rio

0
205

A exposição itinerante “Meu lugar”, realizada pelo Museu de Arte do Rio com patrocínio da Enel Distribuição, chega a sua segunda parada no dia 21 de outubro em Duque de Caxias, na baixada fluminense. A mostra propõe uma releitura da exposição “Casa Carioca”, idealizada pelo MAR em 2020. A proposta, que iniciou em setembro, em São Gonçalo, é fazer o público pensar os sentidos do habitar no estado do Rio de Janeiro, seus problemas ao longo da história e as soluções criativas adotadas no dia a dia nas moradias.

 A primeira edição da exposição foi sucesso de público, e oportunizou para centenas de pessoas a possibilidade de percorrerem uma exposição plural e reflexiva dentro da sua própria cidade. “Meu lugar” conta com mais de 90 obras de cerca de 40 artistas brasileiros. “O ponto de partida para essa exposição é o dado de que apenas 15% das moradias no Brasil são construídas por arquitetos ou engenheiros. A maioria das nossas habitações são planejadas e erguidas pelos próprios moradores”, comenta Thiago Fernandes, curador da exposição itinerante. 

O Museu de Arte do Rio reconhece que as populações socialmente vulneráveis devem ter direito à energia, água, saneamento básico e outros serviços fundamentais para sua sobrevivência e a exposição pretende trazer a reflexão de que não sejam recorrentes as práticas que reverberam em riscos ecológicos e sanitários. “Ampliar o MAR para outras cidades é uma maneira de descentralizar o acesso à cultura e ainda proporcionar às pessoas uma experiência diferenciada. A exposição ‘Meu Lugar’ possibilita um olhar documental sobre a maneira de viver de milhares de brasileiros. Dessa forma, a parceria firmada com a Enel reforça a missão do MAR de apresentar narrativas através de uma perspectiva diversa e democrática”, afirma Leonardo Barchini, Diretor e Chefe da Representação da OEI no Brasil.

 

ENEL BRASIL

A Enel Brasil é a maior empresa do setor elétrico brasileiro e líder no desenvolvimento de fontes renováveis de energia no país. É hoje uma das maiores patrocinadoras de cultura do Brasil por meio de leis de incentivo, investindo em cultura, esporte e educação por um amanhã melhor. 

Patrocinadora da exposição itinerante “Meu Lugar”, a Enel Rio é a distribuidora do Grupo Enel com atuação em 66 municípios do Estado. abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.                          

 

MUSEU DE ARTE DO RIO

O MAR é um museu da Prefeitura do Rio e a sua concepção é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Roberto Marinho. Em janeiro de 2021, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) que, em cooperação com a Secretaria Municipal de Cultura, tem apoiado as programações expositivas e educativas do MAR por meio da realização de um conjunto amplo de atividades. A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais.

“O Museu de Arte do Rio, para a OEI, representa um espaço de fortalecimento do acesso à cultura, ao ensino e à pluralidade intimamente relacionado com o território ao qual está inserido. Além de contribuir para a formação nas artes e na educação, tendo no Rio de Janeiro, com sua história e suas expressões, a matéria-prima para o nosso trabalho”, comenta Leonardo Barchini, Diretor e Chefe da Representação da OEI no Brasil. Após o início das atividades em 2021, a OEI e o Instituto Odeon celebraram a parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, a partir de quando o instituto Odeon passa a auxiliar na correalização da programação.

O MAR tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor, o Itaú Unibanco e a Globo como patrocinadores master, e a Nadir Figueiredo como patrocinadora. São os parceiros de mídia do MAR: a Globo e o Canal Curta. A Machado Meyer Advogados e a Icatu, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, também apoiam o MAR.

O MAR conta ainda com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, do Ministério da Cultura e do Governo Federal do Brasil, também via Lei Federal de Incentivo à Cultura.


Mais informações em www.museudeartedorio.org.br

 

 Serviço:


“Meu Lugar”  

Praça da Apoteose, Duque de Caxias

Abertura 21 de outubro de 2023

Abertura da exposição: 11 horas

Funcionamento: de quarta a domingo, das 10h às 17h 

Entrada gratuita 


Artistas participantes:

Agrippina Manhattan

Alan Oju

Ana Hortides

Andre Cypriano

Andrea Nestrea

Augusto Malta

Bárbara Copque

Bruna Pierrout

Bruno Guimarães

Bruno Portella

Bruno Veiga

Custódio Coimbra

Denilson Baniwa

Elana Paulino

Elisa Mendes

Felipe Ferreira de Almeida

Gabriel Mothé

Gabriella Marinho

Jefferson Medeiros

João Pina

Kurt Klagsbrunn

Luana Xavier

Luiz Baltar

Luiza Baldan

Marcel Gautherot

Mariana Paraizo

Maurício Hora

Myllena Araujo

Pierre Verger

PV Dias

Rafael Adorjan

Rafael Amorim

Rafael Bqueer

RaH BXD

Renina Katz

Rosilene Miliotti

Simone Rodrigues

Tadáskía

Tarcisio Nascimento

Yan Marcelo Carpenter

 

Próximas cidades:

Guapimirim- 22/11/2023 a 22/12/2023

Campos dos Goytacazes  – 24/01/2024 a 18/02/2024