Exposição “O Carnaval que Ninguém Vê: O Encanto da Arte Fotográfica na Marquês de Sapucaí” chega ao Palácio Tiradentes

0
387

A exposição “O carnaval que ninguém vê: o encanto da arte fotográfica na Sapucaí” impressas em tecido, é uma promoção da agência de gestão cultural Pronto RJ conta com a curadoria de Fabiana Amorim e com apoio da Secretária de Cultura do Governo do Estado, Danielle Barros.

Um olhar que realça os detalhes dos grandiosos desfiles na Marquês de Sapucaí. Esse é objetivo da exposição “O Carnaval que Ninguém Vê: O Encanto da Arte Fotográfica na Marquês de Sapucaí”, de Riccardo Giovanni, que será exibida de 8 a 31 de agosto no Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Gratuita, a mostra inaugura a agenda de exposições temporárias do Palácio, reaberto desde abril.

Em painéis de grande porte, o acervo destaca sorrisos de euforia, lágrimas, além de detalhes das maquiagens e do figurino, valorizando quem realmente faz a magia do Carnaval acontecer. Desenvolvida ao longo de oito anos pelo fotógrafo Riccardo Giovanni, a mostra é fruto de sua técnica de interpretação monocromática, onde o artista explora os conceitos do hiper-realismo, tridimensionalidade e textura. O resultado é um olhar sensível, que captura o maior espetáculo da Terra de uma maneira humana e jamais vista.

“Para a Alerj, é uma honra retomar a agenda de exposições temporárias com essa mostra tão aclamada pela crítica. O Palácio Tiradentes retomou suas atividades em abril deste ano e o objetivo é aproximar a população do Legislativo, trazendo o público para dentro da nossa sede e levando Cultura para todos”, comemora Fernanda Figueiredo, Diretora de Cultura da Alerj.

O público poderá conferir a obra no Palácio Tiradentes de segunda a sexta-feira, das 10 às 17h, no terceiro andar do edifício. Para criar uma imersão ainda maior, um código de barras especial estará posicionado nos pedestais das telas, permitindo que o visitante ouça em seu celular o samba que tocava no momento da foto.

No Rio de Janeiro, a exposição já esteve em cartaz no Museu de Arte Moderna, na  Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa SESEC, no Consórcio de Integração Sul e Sudeste – COSUD, além de ser exibida em Angra dos Reis e Volta Redonda.


Sobre o artista

Riccardo Giovanni desenvolveu uma técnica fotográfica para capturar os desfiles na Sapucaí sob uma perspectiva puramente artística. Arquiteto do site I Love Rio, uma obra dedicada à vida e à cultura do Rio de Janeiro, Giovanni também publicou o livro em inglês Think Rio, com mais de 400 páginas sobre a cultura carioca e fluminense. Giovanni é membro do Conselho Empresarial de Assuntos Culturais da Associação Comercial do Rio de Janeiro ACRJ e, pelos trabalhos executados ao longo dos anos, foi reconhecido com a Medalha Tiradentes.

 

Serviço:

Exposição “O Carnaval que Ninguém Vê: O Encanto da Arte Fotográfica na Marquês de Sapucaí”
Quando: 08 a 31 de agosto (apenas de segunda a sexta-feira)
Horário: 10h às 17h
Local: Palácio Tiradentes, 3º andar.
Endereço: Rua Primeiro de Março, s/n°, Centro – Rio de Janeiro.
https://www.palaciotiradentes.rj.gov.br/posts/o-carnaval-que-ninguem-ve-o-encanto-da-arte-fotografica-na-marques-de-sapucai-chega-ao-palacio-tiradentes
Entrada franca
Classificação: Livre
Mais informações: 21- 2588-1000/ 2588-1251