Festival Dança em Trânsito 2023 apresenta o espetáculo TRIZ do bailarino e coreógrafo Bruno Cezario

0
404

Desde fevereiro de 2023, o Palco Cariocavem agitando o Espaço Tápias, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Renomadas companhias e grupos cariocas de dança, mostram sempre aos sábados e domingos, às 20h, na Sala de Espetáculos Maria Thereza Tápias, propostas diferenciadas que levam ao público a arte do movimento. Essa primeira etapa do projeto Festival Dança em Trânsito segue até abril.

Três peças distintas – “FU” (de 2019), “Suppose” e “Caras Velas” (estas duas últimas, idealizadas este ano especialmente para esta apresentação), viram uma só: TRIZ, de Bruno Cezario – que interpreta e assina a direção, a concepção, a coreografia e os figurinos. O bailarino e coreógrafo estreia o novo espetáculo solo em rápida apresentação, no Espaço Tápias, na Barra da Tijuca, apenas nos dias 25 e 26 de março, em sessão dupla: às 18h e às 20h. A proposta é fazer uma reflexão sobre as formas de colonização,onde a territorialidade aparece no espaço geográfico, na pressão econômica e na forma individual de cada um existir.                                                                                                             

 “Hoje em dia o que entendemos por ‘civilização’ significa consumismo desenfreado, desigualdade, devastação ambiental e uma visão no mínimo estranha e excludente do que é a humanidade. A humanidade não é homogênea. Cada um é único e tem o direito de exercer a sua singularidade. Trata-se de um cenário nada promissor, e que aponta para um futuro nebuloso, incerto” – ressalta Cezario.

Baseado em algumas referências da história da colonização brasileira, na sua consistente trajetória profissional e em muitas inquietações pessoais, Bruno Cezario mostra com essa criação como seu corpo responde a situações de tensão e opressão sobre ele e a humanidade. Artista que é, Bruno, além de criar uma coreografia, inventa situações de movimento para seu corpo, sua maior expressão é se manifestar.

Ficha técnica:

Direção, Concepção, Coreografia, Figurinos e Interpretação: Bruno Cezario

Iluminação: Renato Vieira

Trilha Sonora de “FU”: Bruno Cezario

Mixagem da Trilha Sonora de “FU”: DJ NINO cΔrlo

Edição e Mixagem da Trilha Sonora de “Caras Velas” e “Suppose”: DJ NINO cΔrlo

Montagem e Operação de Luz: Eryk

Operação de Som: Renato Vieira

Interlocuções Artísticas: Bia Radunsky, Fábia Schnoor, Guto Carvalhoneto e Renato Vieira

Captação e Edição de Imagem: Sótão Filmes

Professora de Balé Clássico: Manoela Cardoso

Fotografias: Denise Mendes

Direção de Produção: Bruno Cezario

 O Palco Carioca, primeiro circuito do Festival Dança em Trânsito, continua a receber os espetáculos de dança em abril: Marcia Milhazes Companhia de Dança (1 e 2/4), Cia Étnica de dança/Carmem Luz (8 e 9/4), a Laso Cia de dança/ Carlos Laerte (15 e 16/4),a Esther Weitzman Cia de dança (22 e 23/4) e a Regina Miranda, Atores&Bailarinos (29 e 30/4).  

 

Dança em Trânsito

Em 2023, o Dança em Trânsito circulará, durante o ano inteiro, por aproximadamente 33 cidades brasileiras e uma cidade estrangeira. Vai selecionar artistas e companhias brasileiras de norte a sul do Brasil para compor a programação das cidades, e receber artistas e companhias internacionais. 

Há 20 anos, o projeto Dança em Trânsito reúne apresentações artísticas, formação, capacitação, reflexão e intercâmbio entre grupos de dança de diversas cidades do Brasil e do mundo. O festival, realizado em circuitos, possibilita trocas de experiências entre artistas nacionais e internacionais convidados, e incentiva o desenvolvimento das linguagens da dança. 

Em Tempo: O projeto de aulas de manutenção para profissionais de dança, que acontecem todas as sextas-feiras no Espaço Tápias, das 13h às 14h30, de forma gratuita para participação de profissionais de dança e artes cênicas, também conta com artistas cariocas em parceria com o Dança em Trânsito.             

 

Sobre o Espaço Tápias 

O novo Espaço Tápias inaugurado em 30/04/2022 na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, nasce com o propósito de transformar vidas, dar oportunidades e realizar sonhos. 

O Espaço Tápias disponibiliza salas para aulas e uma sala para espetáculos e outros encontros envolvendo arte – a Sala Maria Thereza Tápias. É uma organização que tem como proposta favorecer, divulgar e oportunizar a dança, com foco na dança contemporânea e em seus segmentos. 

A disposição para incentivar a criação, para promover performances, estimular talentos, e fomentar pesquisas são posturas e projetos valiosos para quem se dedica à dança, e permeiam todas as ações do espaço. Com a nova sede, contribui para o desenvolvimento e a expansão da dança, com ênfase na dança contemporânea, no Brasil e no mundo. 

A nova sede inaugurou uma etapa inovadora da jornada do Espaço Tápias, abarcando o que já é realizado até agora, e lançando-o em novas empreitadas, para que, todos os amantes de dança e de outras artes, possam trilhar novos caminhos e oferecer mais espaço à arte.

 

Programação Palco Carioca– primeiro circuito do projeto Dança em Trânsito


ABRIL:

1 e 2/4 – Marcia Milhazes Companhia de Dança com “PAZ e AMOR”

8 e 9/4 – Cia Étnica de Dança – Carmen Luz com “SANKOFA”

15 e 16/4 – Laso Cia de Dança – Carlos Laerte

22 e 23/4 – Esther Weitzman Companhia de Dança com ” O que imagino sobre a morte”

29 e 30/4 – Regina Miranda e Atores Bailarinos com “NAITSU- NOITES COM MURAKAMI”

 

SERVIÇO:

Palco Carioca– Circuito Festival Dança em Trânsito

Temporada: 11 de fevereiro a 30 de abril.

Dias 25 e 26 de março – TRIZ com Bruno Cezario

Local: Espaço Tápias – Sala de espetáculos Maria Thereza Tápias

Dias: sábados e domingos – às 18h e 20h

Classificação: a partir de 12 anos

80 lugares

Duração: 40 minutos

Ingressos: Inteira $30,00 / Meia $15,00 – *pela plataforma SYMPLA

Endereço: Av. Armando Lombardi, 175 – 2º andar – Barra da Tijuca