Homenagem ao Dia Internacional dos Povos Indígenas – “Okaeté, a nossa casa em jogo”, de Adilson Dias 

0
550

Para homenagear o Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado em 9 de agosto, o artista plástico Adilson Dias lança o clipe em vídeoarte, “Okaeté, a nossa casa em jogo” que em Tupi-Guarani significa “a verdadeira casa” – Okaeté é a junção das palavras Tupi-Guarani Oca (casa) e Eté (verdadeiro, sincero). No vídeo, idealizado e dirigido pelo artista e codireção de Márcio Coutinho, um grupo de indígenas joga futebol batizado pelo artista de “Futeoka”, um campo redondo, que simboliza uma oca a céu aberto. Uma releitura de Adilson para o futebol, com quatro traves e duas bolas.

“Okaeté, a nossa casa em jogo” chega ao canal do YouTube @AdilsonDiasartes com trilha composta pelo artista, a música O Erê da Iôca (Menino da vovó), que tem participação de Marcos Zuzano e produção de Guilherme Gê, com marterização de Alexandre Rabaço. O clipe chega com o objetivo de chamar atenção para a data e ressaltar a criatividade dos povos originários na sobrevivência e preservação dos seus territórios. Povos com seus instintos ancestrais, que já nascem sendo floresta, um pensamento redondo para o entendimento de ser a própria natureza.

“Okaeté, a nossa casa em jogo” é obra artística com a participação voluntária do Time de Futebol Indígena “Real Bracui”, da Aldeia Sapukai Guarani Mbya, da Costa Verde Sul Fluminense. Participam também com as bênçãos da mãe terra para o Okaeté, mulheres indígenas de outras etnias, guerreiras por seus territórios e, portadoras da vida e do conhecimento ancestral.

“Nasci do ventre de uma Guerreira Tupinambá e desejo estar inserido na minha cultura. Também desejo fazer parte desta união indígena para salvar a mãe natureza”, reflete Adilson Dias.

Videoclipe: https://www.youtube.com/watch?v=XyoAbIiemEA&t=31s

Fotos: Raquel Silva