Império da Tijuca contrata coreógrafa para o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira

0
241

Faltando 70 dias para o desfile, o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Escola de Samba Império da Tijuca ganha um reforço de peso: Catia Cabral, coreógrafa e diretora de movimentos chega para somar ao trabalho da dupla Renan Oliveira e Lais Lucia. A escola da Formiga será a segunda agremiação a pisar na pista de desfiles do primeiro dia de carnaval, dia 09 de fevereiro na Marquês de Sapucaí.

Cátia Cabral é formada em Educação Física pela Uerj e pós graduada em preparação corporal para atores, é bailarina, coreógrafa, instrutora de pilates e diretora de movimento. Além da sua experiência em dança, teatro e televisão, Cátia tem afinidade e amor pelo samba desde o início de sua trajetória. Dançou 8 anos na Cia de Dança CCC, que tinha o samba como princípio gerador de movimento; em shows de Beth Carvalho e Arlindo Cruz; fez parte do musical Sambra -100 Anos de Samba, com Diogo Nogueira. No carnaval carioca desfilou em comissão de frente, alas e carros; foi assistente de coreografia em alas e carros da Vila Isabel, coreografou durante 5 anos casais de mestre-sala e porta-bandeira e foi julgadora do quesito no desfile da Intendente Magalhães.

 – Nos ensaios iniciamos o trabalho pelo aquecimento com preparação do corpo para a dança, limpando os movimentos, deixando-os mais limpos, finalizando com uma sequência coreográfica para apresentações de quadra, eventos e principalmente desfile.

Em 2024, a agremiação da Formiga levará para a Avenida um relicário das memórias e referências que deram a Lia de Itamaracá o título de Rainha da Ciranda. A relação de Lia com as águas da ilha (o mar, o rio, o mangue) e com as festas e folgados de sua infância construíram as bases artísticas da cantora e dançarina, que no próximo ano completa 80 anos de vida, dos quais 60 dedicados à cultura popular. A relação Lia com o carnaval de Pernambuco, repleto de ritmos e cores, completa a homenagem que a verde e branco fará a este ícone da cultura brasileira.

Fotos: Geissa Evaristo