Museu do Universo abre suas portas para o Festival da Lua chinês, na Gávea

0
179

O Planetário do Rio,  em parceria com o Instituto Confucius da PUC-Rio e a Associação de Arte e Cultura Riomont, promove nesta sexta-feira (29/09), a partir das 17h, o Festival da Lua. A festa, que teve todos os seus ingressos vendidos antecipadamente, acontecerá no Museu do Universo, na Gávea, e será marcada pela assinatura do acordo de cooperação entre o Planetário do Rio e o Planetário de Pequim.

O presidente da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, Renan Uccelli, e o representante da instituição oriental, Wang Xiaofeng, apresentarão os termos do acordo de cooperação durante a cerimônia.

As comemorações também contarão com apresentações artísticas de danças folclóricas, canto e percussão, além de demonstrações de artes marciais e oficinas de caligrafia chinesa e de roupas tradicionais. Além disso, o evento terá culinária típica, com destaque para os famosos bolos da lua, feitos com massa de arroz glutinoso e recheados com pasta de sementes de gergelim, pasta de feijão vermelho ou pasta de ovos, que são o maior símbolo do festival.

O Festival da Lua na China, também conhecido como Festival do Meio do Outono, nasceu como uma celebração tipicamente agrária. Os chineses observavam a relação entre a lua e as mudanças de estações, e como essa relação influenciava diretamente na produção agrícola. Essa data é considerada um dos principais feriados da China, é celebrada tradicionalmente no 15º dia do 8º mês do calendário lunar.