“O Canto e a Dublagem : Dos Palcos ao Mundo da Animação” é o tema da #AulaEmCasa do Theatro Municipal RJ

0
773

A voz cantada de famosos clássicos da animação como O Corcunda de Notre Dame, O Rei Leão, O Príncipe do Egito, Cinderela, A Bela e a Fera, A Arca de Noé, Os Saltimbancos, Balão Mágico, O Mágico de Oz, A Fantástica Fábrica de Chocolate, Alladin, Pocahontas, A Era do Gelo e tantas outras produções internacionais contam com o talento de três cantores: Nadja Daltro, Juliana Franco e Maurício Luz. Profissionais de carreira há aproximadamente 30 anos, eles emprestam as vozes para personagens que marcam a imaginação das crianças. Os três também são cantores líricos e participam de inúmeros concertos e óperas pelo Brasil afora. Maurício Luz é baixo do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

As sopranos Nadja Daltro e Juliana Franco já integraram o Coro do Municipal. Atualmente, fazem parte de espetáculos como solistas convidadas. Com o patrocínio Ouro Vale e Petrobras, a #AulaEmCasa da próxima segunda-feira, dia 15 de março, vai destacar “O Canto e a Dublagem: Dos Palcos ao Mundo da Animação”. Como é esse trabalho na dublagem e no canto lírico, o preparo, a importância da saúde vocal, a trajetória,a versatilidade, a ética, o companheirismo. E como funciona esse universo do mundo infantil, inclusive a experiência com a Orquestra Petrobras Sinfônica em clássicos infantis. A live começa às 14h, no Facebook theatro.municipal.3. Amplie o seu conhecimento assistindo a Campanha #AulaEmCasa.

Sobre Nadja Daltro

Integrou o Corpo Artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Como solista em produções operísticas ou intérprete de música de câmera apresentou-se em várias salas de concerto e teatros pelo país, como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Sala Cecília Meirelles, Teatro Castro Alves – Bahia, Centro Cultural do Banco do Brasil, Teatro Municipal de Niterói, Teatro João Caetano, Teatro Carlos Gomes, Teatro Trianon, de Campos. Sempre ao lado de renomados maestros como: Ernst Widmer, Koellreutter, Roberto Duarte, Mário Tavares, David Machado, Gabor Ötvos, Silvio Barbato, Alessandro Sangiorgi, Yeruham Scharovsky, Augusto Petri, Manuel Cellario. No repertório operístico destacam-se os papéis: Musetta em La Bohème, Suzanna e Marcelinna em Le Nozze di Figaro, Nedda em Pagliacci, Margueritte em Faust, Nella em Gianni Schicci, Gianetta em Elisir d’Amore, Sophie em Werther, Leila em Pescador de Pérolas, Paquette em Candide, entre outros. No repertório sinfônico e oratório destacam-se: Réquiem de Mozart, Réquiem de Fauré, Missa da Coroação de Mozart, Magnificat de Bach, Gloria de Vivaldi, Le Noces de Stravisnky, Exultate Jubilate de Mozart, Messias de Haendel, Nona Sinfonia de Beethoven, Bachiana nº5 de Villa-Lobos, entre outros títulos. Também foi solista em edições do Projeto Aquarius. Paralelamente ao seu trabalho no universo clássico, a soprano, conhecida também por sua grande versatilidade, cedeu sua voz cantada a novelas da TV Globo e várias dublagens de filmes, destacando-se os trabalhos para os estúdios Disney e Dreamworks. Ainda em 2021, Nadja Daltro entrará em estúdio para gravar seu terceiro CD “Outras Canções e Árias” ao lado de músicos de renome, como o pianista Flávio Augusto, o violinista Ricardo Amado, o violoncelista Ricardo Santoro e o flautista Igor Levy.

Sobre Juliana Franco

Soprano Juliana Franco tem sido reconhecida pelos críticos pela “bela e cristalina qualidade de seu canto”. Destacou-se em papéis como Ilia em Idomeneo, Adina em L’Elisir d’Amore, Susanna em Le Nozze di Figaro, Costanza na estreia brasileira de Griselda de Vivaldi , Musetta em La Bohème, Poppea em L’Incoronazzione di Poppea, Gretel em Hänsel und Gretel, Aphrodite na estreia mundial da ópera Phaedra & Hippolytus, e Rosina em Il Barbiere di Sevilla. No repertório sinfônico, destacam-se a Nona Sinfonia de Beethoven, Messias de Handel, Glória de Vivaldi e Poulenc, e Magnificat de Bach como solista frente à orquestras no Brasil, Estados Unidos e Europa. Desde 2015, tem sido solista do Projeto em Família junto a Orquestra Petrobras Sinfônica em adaptações para soprano, barítono e orquestra de clássicos infantis tais como A Arca de Noé, Os Saltimbancos, Balão Mágico e O Mágico de Oz. Paralelamente ao seu trabalho no mundo clássico, a soprano, cede sua voz, há mais de 25 anos, a personagens de filmes e desenhos animados, entre eles estão Anastasia (Anastasia), A Era do Gelo 4 (Shira) e The Nightmare Before Christmas (Shock) de Tim Burton. A soprano é doutora em Pedagogia da Voz e mestre em Ópera pela University of Maryland.

Sobre Maurício Luz

Fez seus estudos musicais com Odette Tinoco e Mª Helena Bezzi, e cursou canto pela UFRJ. É integrante do Corpo coral do Theatro Municipal do RJ, onde estreou como solista em 1986, na ópera Porgy and Bess. Desde então atuou em produções nos mais importantes palcos do país, à frente das principais orquestras, dirigido por renomados maestros. Destacam-se: “O Guarani (Cacique), “Rigoletto (sparafucile)”, “La Bohème (Colline)”, “Aida (Ramfis e Faraó)”, “Turandot” (Timur)” e a “Flauta Mágica” (Sarastro)”. Mauricio Luz, interpretou na mesma récita cinco personagens da ópera “Carlos Chagas”, do maestro Silvio Barbato, apresentada em 1º audição em 2009 no Palácio das Artes em BH. Sua carreira operística, inclui desde os principais papéis verdianos, até sua elogiada comicidade demonstrada em “ O Barbeiro de Sevilha” e em “Viva la Mamma”, além de desenvolver um amplo repertório camerístico, tendo se apresentado como solista em Oratórios, Cantatas e Missas, como Réquiem de Verdi e de Mozart e a “9ª Sinfonia” de Beethoven. Mauricio luz é o idealizador do projeto “Ritos e Ritmos”, cantando Negro Spirituals e Canções Brasileiras, com temas Afro, acompanhado de piano, contrabaixo, bateria e percussão. Participou de gravações do CD “Te Deum e Réquiem” do Padre José Mauricio e também do poema sinfônico “Colombo” de C. Gomes, ganhador dos prêmios “SHARP” e “APCA”, como melhor CD de música clássica. Mauricio Luz empresta sua voz a vários personagens de filmes e desenhos de Walt Disney como Gaston em “A Bela e a Fera”; Rafiki em “O Rei Leão II”; Ratcliff em “Pocahontas”; além do Jetro em “O Príncipe do Egito” de Steeven Spielberg, Ruber na “Espada Mágica” da Warner Bros, Preminger em “A Princesa e a Pebleia” e em várias outras participações como no filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate” e inúmeras séries de desenhos na TV.

Serviço:

Campanha #AulaEmCasa apresenta “O Canto e a Dublagem : Dos Palcos ao Mundo da Animação” com os cantores e dubladores Nadja Daltro, Juliana Franco e Maurício Luz

Data: 15 de março – segunda- feira

Horário: 14h

Live

Facebook theatro.municipal.3

Patrocínio Ouro @valenobrasil e @petrobras