Os Originais do Charme agitam a Zona Norte do Rio 

0
217

Única companhia de dança charme tradicional do Brasil e a única que se propõe a manter ativa o gênero consagrado nos bailes das décadas de 1980 e 1990, os Originais do Charme vão agitar a Zona Norte com o espetáculo “Na Área” nos dias 20, sábado, às 19h, e 21 de maio, domingo, às 18h, respectivamente nas Arenas Cariocas Fernando Torres, em Madureira, e Jovelina Pérola Negra, na Pavuna. Com direção geral de Marcus Azevedo, o projeto, que tem ganhado projeção nacional com seu time de dançarinos charmeiros entre 40 e 60 anos, conhecidos como “cascudos”, é contemplado pelo edital FOCA 2022, pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro através da Secretaria Municipal de Cultura. A entrada é gratuita.

– Frequentamos bailes, temos muitos alunos em turmas de danças urbanas, e percebemos ser clara essa necessidade de um projeto de dança que representasse os “cascudos”, os dançarinos da geração pioneira do Charme. Eles foram responsáveis pela popularização do gênero. Buscamos agora nos fortalecer como grupo num esforço genuíno para a sua profissionalização. Por isso, queremos resgatar esse período como forma de registro cultural/artístico. Não existe hoje ninguém no Rio de Janeiro que se proponha a fazer algo do tipo em versão de espetáculo. O Charme Carioca difundido pelos corpos periféricos, elegantes e dançantes de seus próprios personagens originários – exalta Marcus Azevedo. 

Os Originais do Charme é uma companhia de dança composta por dançarinos charmeiros entre 40 e 60 anos, sob a direção e coreografia de Marcus Azevedo e Eduardo Gonçalves, que vai apresentar seu primeiro espetáculo de Dança Charme. As coreografias são clássicas – raras nos bailes de hoje, que recebem interferências de vários estilos mais urbanos e cruzados com outras referências -, resultado de ampla pesquisa sobre os passos, os trajes e o repertório dos primeiros bailes. A iniciativa surgiu pela necessidade de preservação dessa memória, mas conectada também a outras matrizes culturais, como o samba e as danças latinas, e tem ganhado projeção nacional.

– A sensação da estreia e a possibilidade de assistir esse espetáculo nascer em um teatro com dançarinos tão importantes para a história do Charme são indescritíveis e uma grande responsabilidade para mim e para o Eduardo. Pensamos em tudo com muito respeito à Cultura Charme e a esses dançarinos e dançarinas, que iniciam um novo momento, uma nova forma de apresentar o seu legado, o que ajudaram a construir e mostrar que a idade não é uma barreira. Essa construção segue em curso, se renovando com toda força. E só eles podem contar essa história e são pioneiros mais uma vez – destaca Marcus. 


Serviço:

Espetáculo: Originais do Charme Na Área 

Locais: 

Arena Carioca Fernando Torres – Rua Bernardino de Andrade, 200 – Madureira

Arena Carioca Jovelina Pérola Negra – Praça Ênio, s/nº – Pavuna

Dias e horários: sábado, dia 20 de maio, às 19h, e domingo, 21, às 18h 

Duração: 50 minutos

Entrada gratuita pelo Sympla: 

Madureira – https://www.sympla.com.br/evento/originais-do-charme-na-area-sab-20maio-19h/1981659

Pavuna – https://www.sympla.com.br/evento/originais-do-charme-na-area-dom-21maio-18h/1981665 

Classificação etária – Livre

Mais informações: https://www.instagram.com/originaisdoc/ 


Ficha técnica: 

Direção Geral: Marcus Azevedo

Direção Artística e Coreografia: Marcus Azevedo, Eduardo Gonçalves

Produção Executiva: Himiny

Elenco: Aline Vasconcelos, Déia Cris, Andrea Gomes, Eduardo Costa, Claudia Perelli, Cristiano Guedes, Deise Cris, João Pedro da Albino, Jucilene Silva, Lucia Virgílio, Lula Santos, Marcelo Sales Charmeiro, Roberto Junior Baia e William Ribeiro

Figurinista: Angélica Grativol

Assistente de Produção e Figurino: Kaylane Rodrigues

Iluminação: Gil dos Santos

Técnico de Som: Eduardo Gonçalves