Rio faz campanha de multivacinação para crianças e adolescentes: sábado terá Dia D de imunização

0
556

O mês de outubro é a grande oportunidade para a proteção da saúde: está em vigor a campanha de multivacinação de crianças e adolescentes até o próximo dia 29/10. Quem tem de 0 a 14 anos poderá atualizar o esquema de um total de 18 vacinas previstas no calendário de imunização do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O objetivo é imunizar mais de 1,2 milhão de pessoas nessa faixa etária no Município do Rio. Neste sábado (16/10) está programado ainda um Dia D da campanha.

As crianças poderão colocar em dia as vacinas BCG, hepatites A e B, pentavalente, pneumocócica 10-valente, poliomielite (VIP e VOP), rotavírus, meningocócica C (conjugada), febre amarela, tríplice viral, tetraviral, tríplice bacteriana, varicela e HPV. Já para os adolescentes irão atualizar os imunizantes HPV, dupla adulto, febre amarela, tríplice viral, hepatite B, dTpa e meningocócica ACWY. É importante que ambos os grupos levem a caderneta de vacinação que possuem ao se dirigirem aos postos.

– O PNI, que sempre foi uma referência mundial de sistema de vacinação, já vinha acompanhando, nos últimos anos, uma queda das coberturas vacinais nas diferentes faixas etárias, mas que é ainda mais grave em crianças e adolescentes, pois estão em processo de formação da imunidade. E esse problema se acentuou durante a pandemia, quando as pessoas evitaram procurar os serviços de saúde. Hoje continuamos em alerta para a covid-19, mas não podemos negligenciar as demais doenças, que muitas têm prevenção pela imunização. A campanha de multivacinação está sendo fundamental para garantirmos que nossos jovens estejam com a proteção em dia para a retomada plena das atividades – destaca o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Uma novidade da multivacinação deste ano é que os adolescentes a partir de 12 anos, que estão contemplados também pela campanha de imunização contra Covid-19 e que ainda não tenham recebido sua dose, poderão aproveitar o momento em que se dirigirem aos postos de saúde para tomar diferentes vacinas, incluindo a da Covid-19. O PNI recomenda vacinação simultânea no mesmo dia, com segurança de aplicação, desde que sejam respeitados os locais de aplicação distintos.

No Rio, as clínicas da família, centros municipais de saúde e policlínicas estão vacinando de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e mantêm os cuidados sanitários para minimizar o risco de contágio de Covid-19 tanto entre os trabalhadores da saúde quanto para a população: evitar aglomerações, uso de máscaras e álcool em gel, orientar que somente um responsável acompanhe a criança ou adolescente, e realizar triagem de pessoas que apresentam sintomas respiratórios na entrada das unidades.