GRES Império Serrano celebra São Jorge com carreata 2024 no próximo domingo

0
117

Um dos festejos mais aguardados pelos sambistas está marcado para o próximo domingo (28/04). A partir das 10h, o Império Serrano realizará a 53ª edição da sua tradicional carreata em homenagem a São Jorge, seu padrinho e padroeiro. Ela vai sair da quadra da escola, em Madureira, percorrendo diversos bairros da Zona Norte, com muita alegria e samba.

No roteiro, após passar pelas ruas de Madureira, a carreata segue até a Igreja Matriz de São Jorge, em Quintino. Em seguida, ela se dirige para o Bar Clube da Esquina e, logo depois, para o Centro Espírita Caminheiros da Verdade, ambos no Engenho de Dentro. A quarta parada será em Ramos, na Rua Euclides Faria com Teixeira Franco, para um encontro repleto de samba com a Imperatriz Leopoldinense.

Na sequência, o cortejo vai retornar ao bairro de Madureira, subindo o Morro da Serrinha para o show dos segmentos do Reizinho de Madureira e mais homenagens ao Santo Guerreiro. Já no final da tarde, a carreata regressa à quadra do Império Serrano, na Avenida Edgard Romero – 114, e encerra o domingo de festejos especiais em louvação ao padroeiro.

Segundo o presidente Flávio França, a carreata de São Jorge é um momento de comunhão entre os imperianos. Ele destacou que o santo está entranhado na cultura carioca, presente em diversos espaços, especialmente na Serrinha, o berço do Império Serrano.

– A força que a carreata de São Jorge tem hoje é similar ao encontro entre culturas e o diálogo com a fé, que bem representa o Rio de Janeiro. É um caldeirão cultural. Que Jorge nasce da fé não há dúvidas, mas é no reduto da Serrinha que ele faz a sua morada. São Jorge é o nosso protetor – disse Flávio, que completou:

– São Jorge é um santo que está presente desde os clubes às quadras de escolas de samba, balcões de botequins, inspira tatuagens, camisas, grafites, toalhas de rosto, pulseiras, medalhas de ouro, cordões e anéis. Ele trafega pelos trilhos dos trens suburbanos, povoa o imaginário das luas cheias e derrota os perrengues daqueles que matam, diariamente, os dragões cotidianos para sobreviver, que não medem esforços para celebrar a presença da fé, seja na igreja, no terreiro da Serrinha ou na Marquês de Sapucaí. A carreata é um ato político imperiano, de resistência, de confraternização, comunhão e sintetiza tudo o que disse – destacou o presidente imperiano.

Através dos seus parceiros, o Império Serrano também vai disponibilizar ônibus para os segmentos e torcedores. Na carreata, o Departamento Comunitário da escola estará recebendo doações de alimentos não perecíveis para serem destinados às pessoas com vulnerabilidade social na Serrinha.

Importante: Na parada no Centro Espírita Caminheiros da Verdade, algumas normas foram estabelecidas para a entrada na instituição. Os presentes não vão poder entrar usando short, saia curta, roupas transparentes, boné ou com qualquer tipo de bebida alcoólica.

 

Serviço:

53ª carreata de São Jorge

Data: 28 de abril

Horário de início: 15h

Saída: Av. Ministro Edgard Romero, nº 114 – Madureira, Rio de Janeiro

Evento gratuito

 

Fotos: Pedro Siqueira