Sececrj finaliza ciclo de encontros setoriais com fazedores de cultura

0
229

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) finalizou, nesta quinta-feira (19/10), a série de encontros setoriais preparatórios para a 5ª Conferência Estadual de Cultura, que acontece em novembro. Durante os dois dias de debates, cerca de 80 delegados foram eleitos, de mais de 20 cidades fluminenses diferentes, para representar cada um dos segmentos artísticos na etapa estadual.

“Os encontros que antecedem a conferência são uma grande oportunidade de discussão entre a sociedade civil e os entes governamentais, com objetivo de debater políticas, programas e ações a serem desenvolvidas. A conferência será o local onde todas essas ideias vão culminar em um espaço democrático de discussão, com ampla participação popular”, explicou a secretária da pasta, Danielle Barros.

Durante os encontros setoriais, foram escolhidos os representantes de cada segmento para a realização da Conferência Estadual, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de novembro, na UERJ, campus Maracanã. Nela, os fazedores de cultura vão dialogar sobre as políticas públicas e eleger os delegados que vão representar o Rio de Janeiro na 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), que acontece entre os dias 4 e 8 de março de 2024.

“Temos como prioridade o fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura, tendo o Conselho, o Plano e o Fundo como seus principais pilares. Ao longo desse processo, mais de 40 municípios realizaram suas conferências municipais pela primeira vez. A 5ª Conferência Estadual já é a maior em número de participação de municípios de todos os tempos, mesmo antes de começar”, afirmou o assessor especial de Cultura e Sociedade, Thiago Sales.

Os seguintes segmentos foram representados nos encontros setoriais e terão delegados na Conferência Estadual: teatro, audiovisual, literatura, circo, cultura tradicional, popular e indígena, dança, música, patrimônio cultural, museus e artes visuais.

 

Sobre a 4ª CNC

A Conferência Nacional de Cultura tem como objetivos ampliar o debate com a sociedade sobre o conceito de cultura como política, promover a avaliação do Plano Nacional de Cultura (PNC), propor orientações para a criação de um novo PNC e definir diretrizes prioritárias para garantir transversalidades nas políticas públicas. Além disso, visa potencializar a adesão dos estados e municípios ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), debater sobre a divisão de atribuições entre os entes federados e construir uma política sociocultural que fortaleça a democracia participativa.

O tema da próxima edição será “Democracia e Direito à Cultura” e vai abordar seis eixos temáticos: 1. Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; Direito às Artes e Linguagens Digitais.