Semana da Mulher é comemorada na Cidade das Artes

0
56

A Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca, está com uma programação especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (08/03). A agenda inclui concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), entrega do Prêmio Nise da Silveira, bate-papo gratuito sobre maturidade feminina, evento com alunos da Secretaria Municipal de Educação e uma exposição de arte itinerante sobre diversas situações da vida feminina.

Nesta quarta-feira (06/03), a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) abriu a temporada 2024 com um concerto a preços populares para enaltecer a presença das mulheres na música. As timpanistas Fernanda Kremer e Beth Del Grande e a soprano Rosana Lamosa foram as solistas da apresentação, sob a regência do maestro convidado Cláudio Cruz, principal regente convidado em 2024. O programa tem como destaque o “Concerto fantasia para dois tímpanos e orquestra”, de Philip Glass, além da Suíte “A floresta do Amazonas”, de Villa-Lobos.

Nesta quinta-feira (07/03), o palco da Grande Sala recebe a 9ª edição do Prêmio Nise da Silveira, promovido pela Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher (SPM-Rio). Com o tema “Mulheres que Inspiram”, o evento homenageia personalidades femininas que têm histórias inspiradoras e fazem a diferença na cidade do Rio  e em todo país.

No Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira (08/03), a Sala de Leitura promove um evento temático gratuito sobre maturidade feminina. A psicanalista Gilda Pitombo recebe no projeto Interlocuções, em formato de talk, a influencer da maturidade Kika Gama Lobo. No mesmo dia, a Secretaria Municipal de Educação reúne na Grande Sala mais de 900 alunos, além de convidados e personalidades políticas, para um evento com apresentações teatrais, rodas de conversas, exposições de livros escritos por mulheres e distribuição de absorventes pelo projeto “Livres para Estudar”. Além disso, haverá uma homenagem para algumas meninas e mulheres representativas da rede.

Até domingo (10/03), com entrada gratuita, a Cidade das Artes abriga a exposição “Rosto de Mulher”, um manifesto artístico pelo combate à violência em diferentes aspectos, como físico, psicológico e social. As 15 obras da mostra revelam, da adolescência à maturidade, um mundo marcado pelo machismo e pela violência.

 

Serviço: 

Projeto Interlocuções – Dia Internacional da Mulher
Data: 08/03 (sexta-feira)
Horário: 14h
Local: Sala de Leitura da Cidade das Artes (Avenida das Américas, 5.300)
Entrada: gratuita
Classificação: 16 anos


Exposição Rosto de Mulher
Data: até 10/03
Horário: 10h às 19h
Local: Sala Vip
Entrada: gratuita
Classificação: 14 anos