Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

0
103

Uma realização do CEAP, CCIR, CIRCUITO UBUNTU, a Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é um evento significativo destinado a promover o diálogo e fortalecer a tolerância, liberdade e coexistência pacífica entre diferentes religiões no Brasil. O evento ocorre em um contexto onde a intolerância religiosa continua a ser um desafio, especialmente notável no crescimento de casos contra comunidades religiosas minoritárias. O projeto contou com patrocínio: Tv Globo, Bayer, Ambev, Atacadão, Ministério de Cultura – Governo Federal, Secretaria Estadual de Cultura – RJ e Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.  

– A atividade é alusiva ao 21 de janeiro – Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Instituída em 2007, através da Lei nº 11.635, de 27 de dezembro, a data foi escolhida em homenagem a Mãe Gilda, do Axé Abassá de Ogum, que foi vítima de diversas agressões, verbais e físicas, provocadas pelo preconceito à sua religião. Sendo o dia 21 de janeiro, data de falecimento da Mãe Gilda, um alerta e é um importante momento para dar visibilidade à luta pelo respeito a todas as religiões. 

O VII Seminário Liberdade Religiosa, Democracia e Direitos Humanos Mesas temáticas expositivas coordenadas por um especialista, composto por autoridades e especialistas em diversas áreas do conhecimento para dialogar sobre Liberdade Religiosa, Democracia e Direitos Humanos.  

· Nos dias 16, 17, 18, 19 e 20 no CCJF, no Centro, a partir das 14h, diversas mesas com temas pertinentes: Desafios para a promoção da Liberdade Religiosa, Democracia e Direitos Humanos. Que ganha um caráter mundial com a Conferência Internacional com a Dra. Epsy Campbell Barr, presença de Emigdio Cuesta Pino, Michel Joseph, Mariana Gino, Helena Theodoro, entre outros. Abordados ainda temas como Estado laico, Liberdades e Pluralidades, Segurança Pública e Liberdade Religiosa, Política, Religiões e Democracia, entre outros. (No anexo, todos os temas, convidados, datas e horários).  

“A Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é uma das ações importantes dos trabalhos desenvolvidos pela CCIR e pelo CEAP. Neste ano, mais uma vez, o caráter internacional vem mostrar a importância da expansão das lutas e dos debates em defesa da liberdade religiosa, da pluralidade, da diversidade e contra a intolerância religiosa”. define o Prof. Dr, Babalawô Ivanir dos Santos.  

A conferência abordará ainda: Instrumentos e técnicas de limpeza de espaços públicos com oferendas – Tema: A ancestralidade de matriz africana e o meio ambiente. Lançamento do Painel de Dados do Índice de Desenvolvimento Integral dos Povos e Comunidades Tradicionais. Debate: A Pequena África pelo Islamismo, a Umbanda, o Catolicismo e o Candomblé. I Mostra Internacional de Documentários sobre Liberdade Religiosa e Direitos Humanos Exibições de documentários e painéis de discussão com cineastas, ativistas dos direitos humanos, líderes religiosos e acadêmicos, entre outros. 

 

A Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa celebra a diversidade e a liberdade religiosa com o grande festival inter-religioso 

· No dia 20, na Glória – Lançamento do Circuito Ubuntu, que acontecerá no Monumento a São Sebastião, na Praça Luís de Camões (Glória), apresentações Afro Culturais, lançamento do Circuito Ubuntu com Roda de Samba Sambastião, com Marquinhos Sathan, além de roda de conversa no combate ao racismo e intolerância religiosa.  

· E no dia 21, em Madureira – Projeto “Cantando a gente se entende”. Festival Cultural Inter-religioso, no Parque de Madureira, aberto ao público, no decorrer do dia: show do Pastor Kleber Lucas e Rita Benneditto, com seu Tecnomacumba – 20 anos de Axé, samba do Vou Pro Sereno, apresentações de grupos culturais como Coral Guarani da Aldeia Mata Verde Bonita, dança cigana, entre outros. Com em torno de 30 barracas inter-religiosas compõem a atividade.  


Mais informações: www.ccirbrasil.com.br/semana21

 

Dias: 16, 17, 18, 19 e 20, no CCJF – Av. Rio Branco, 241 – Centro

Das 14h às 20h

 

No dia 20, na Praça Luís de Camões – Glória  

A partir das 14h30

 

Dia 21, Concha Acústica / Parque de Madureira – R. Soares Caldeira, 115.   

Das 10h às 20h


Patrocínio: Tv Globo, Bayer, Ambev, Atacadão, Ministério de Cultura – Governo Federal, Secretaria Estadual de Cultura – RJ e Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro

 

– A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, cuida de um dos maiores patrimônios brasileiros: a cultura carioca. São mais de 50 equipamentos espalhados por toda a cidade, entre teatros, arenas, museus, bibliotecas, salas de leitura e centros culturais. Uma das maiores redes municipais de equipamentos de cultura da América Latina. Investimos mais de R$ 200 milhões por ano em cerca de 1.200 projetos pensados, produzidos e estrelados pela cena cultural carioca. São milhares de empregos gerados e um grande aporte financeiro para a cidade. Criada em 2013, a Lei Municipal de Incentivo à Cultura da cidade do Rio de Janeiro (Lei do ISS) é o maior mecanismo de incentivo municipal do país em volume de recursos e busca estimular o encontro da produção cultural com a população. Acreditamos que a cultura é um vetor fundamental de desenvolvimento econômico e social e de protagonismo da diversidade, democracia e da nossa identidade. Prefeitura do Rio / Secretaria Municipal de Cultura 

– Atacadão – Com mais de 60 anos de história, o Atacadão é o maior atacadista brasileiro em número de lojas e está presente em mais de 220 cidades distribuídas por todos os estados do Brasil. Com mais de 70 mil colaboradores, é líder no segmento de atacarejo (cash & carry) e está em rápida expansão. A rede conta com mais de 360 unidades de autosserviço e 33 atacados de entrega, que garantem o abastecimento de comerciantes, transformadores e consumidores finais. Também atua no e-commerce com o seu próprio canal de vendas online e com uma robusta operação de marketplace, que conta com mais de 300 sellers parceiros de atacado. Para saber mais, acesse: https://www.atacadao.com.br/

– Apoio: CCJF – Centro Cultural Justiça Federal / UNESCO / Defensoria Pública da União

/ Coordenadoria de Experiências Religiosas Africanas, Afro-brasileiras, Racismo e Intolerância Religiosa (ERARIR/LHER/UFRJ) / Coletivo Maitê Ferreira 

– Realização Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) / Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) / CIRCUITO UBUNTU.