Sesc e Senac RJ levam palestras, experiências imersivas e atrações culturais ao Rio Innovation Week 

0
180

O Sesc e o Senac RJ estarão presentes mais uma vez no mais completo evento de Inovação e Tecnologia da América Latina, o Rio Innovation Week – RIW, levando palestras, experiências imersivas e atrações culturais ao público do evento, que será realizado entre os dias 3 e 6 de outubro, no Píer Mauá. Os ingressos podem ser adquiridos no site rioinnovationweek.com.br.

Os visitantes poderão se conectar com o futuro, conhecer as novas tecnologias na prática e serão desafiados por ativações inspiradoras e criativas em atividades no Metaverso do Senac RJ, no espaço maker Fab Lab, de prototipação, impressão 3D e modelagem, e na Arena Drone, dedicada à experimentação real de pilotagem.

O Senac RJ também irá apresentar no Palco Conecta, da CNC, o Lab Saúde, um laboratório com equipamentos de alta tecnologia que integra a aprendizagem baseada em simulação realística, disponível para os alunos de seus cursos de saúde, assim como outras instituições e empresas da área.

Os interessados em aprofundar seus conhecimentos em diversos segmentos da economia criativa, terão ainda a oportunidade de conferir títulos da Editora Senac Rio com ofertas especiais de 30% de desconto.

 

Tendências de mercado e prática ESG

Nos principais palcos do evento, especialistas irão debater tendências do setor de TI, bem como a importância da qualificação para o planejamento profissional. Na terça, dia 3, às 13h, Sheila Cunha, assessora de Responsabilidade Corporativa e Integridade da Fecomércio RJ, irá debater, no Palco Impact Hub, o impacto nas operações das grandes organizações e abordar a implementação de critérios ESG em estratégias de negócios, alinhando valores com responsabilidade social e ambiental. Ao seu lado, estarão Mariana Kohler, diretora da Em Roda Estratégia e Sustentabilidade; Andrea Mota, diretora de Sustentabilidade América Latina na Coca-Cola Company; e, Rony Santos, gerente Sênior de Diversidade e Inclusão do Grupo Boticário.

Recentemente anunciada como atração da Rio Innovation Week, a cantora Anitta falará ao público do evento no dia 4, às 11h, sobre inovação, empreendedorismo e como a tecnologia e o desenvolvimento do streaming abriram um mundo de novas oportunidades para os artistas e para a música. Quem abrirá a fala da maior estrela pop brasileira do mundo na atualidade será o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

No mesmo dia, no palco Edtech, o coordenador de Produtos Educacionais do Senac RJ, Gutierri Belo, irá pautar o Mercado de trabalho e novas tendências em TI.

No dia 5, às 12h30, na arena Sociedade, o consultor de Inovação do Senac RJ, Gabriel Pinto, abordará Humanidade 5.0: Desvendando o Brilho Profissional na Era da Inteligência Artificial. E, às 13h30, na planária RIW, no Armazén Kobra, o ator Rodrigo Santoro participará da palestra chancelada pelo Senac RJ, O poder da 7ª arte: do cinema ao digital.

O Sesc RJ também vai participar das rodas de conversa no Pier Mauá na quinta-feira, dia 5. Às 14h, no espaço IA & Meta Mundo, o analista de projetos sociais da instituição, Diogo de Toledo, vai mediar o bate-papo “IA e Arte”, em que serão apresentados projetos artísticos envolvendo inteligência artificial com Eduardo Saron (Itaú Cultural), e André Weller, documentarista e diretor de arte.

Às 15h, no espaço Music Forward, o analista de cultura do Sesc RJ e idealizador da Feira de Discos de Vinil do Rio, Marcello Bogo, também conhecido como DJ MB Groove, vai participar de uma discussão sobre a volta dos discos de vinil no mercado fonográfico com Rafael Rocha (Noize), Wladymir Jasinski (Rocinante), Geraldinho Magalhães (Rocinante) e mediação André Izidro (Atabaque).

Às 13h do dia 6, o gerente de Saúde e Beleza do Senac RJ, Adriano Vasconcelo, irá falar sobre Inovação e Acesso para Profissionais de Saúde. Já às 18h, haverá duas palestras: no palco Impact Hub, o coordenador de Inovação do Senac RJ, Diego Fonseca, irá explorar o tema Futuros plurais, e no .Futuro, a gerente de Inovação do Senac RJ, Renata Gobert, comandará a palestra “Bora se preparar para o seu futuro”.

 

Estande e Palco Flutuante Sesc
Com 80 metros quadrados, o estande do Sesc RJ ficará posicionado na varanda do Armazém 4 e vai apresentar uma versão itinerante do Espaço ACT (Arte, Ciência e Tecnologia), localizado no Sesc Tijuca, que oferece oficinas gratuitas de fabricação digital por meio de ferramentas de corte à laser e impressora 3D. Essas máquinas estarão no estande para workshops gratuitos que serão oferecidos ao público. O espaço também vai expor informações sobre o projeto Sesc RJ VOE, iniciativa da instituição que promove uma trilha de formação e aceleração para organizações sociais. O público terá ainda a oportunidade de se divertir e aprender sobre a importância de preservação de abelhas nativas brasileiras com jogo eletrônico Minecraft.

Além do estande e das participações em painéis de discussão, o Sesc RJ assina o Palco Flutuante, que vai receber shows de nomes como Toni Garrido, Milton Guedes, Diogo Nogueira, Marcelo Falcão e Banda Eu Convido. Os dias e horários das apresentações podem ser consultados em rioinnovationweek.com.br/programação.

 

Sobre o Sesc RJ

Há 77 anos o Sesc RJ atua nas áreas de assistência, cultura, educação, saúde e lazer, prestando serviços gratuitos ou com valores acessíveis aos trabalhadores do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e à população do estado do Rio de Janeiro. Com mais de 30 unidades operacionais fixas e móveis, na capital e no interior, a instituição atua fortemente para a inclusão e redução das desigualdades e é reconhecida pelo impacto social gerado. O Sesc RJ também é signatário do Pacto Global da ONU.

Sobre o Senac RJ

Há 77 anos o Senac RJ atua na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. A instituição de ensino, que desde janeiro de 2023 é signatária do Pacto Global da ONU, investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes.

SERVIÇO

Rio Innovation Week

Data: de 3 a 6 de outubro

Local: Av. Rodrigues Alves, 10 – Píer Mauá

Horário: das 10h às 21h

Ingressos: rioinnovationweek.com.br

 

Programação Sesc e Senac RJ | Palestras

Terça, dia 3, às 13h

– Palco Impact Hub: Você sabe o que é ESG?, com Sheila Cunha, Mariana Kohler, Andrea Mota e Rony Santos.

Quarta, dia 4, às 11h

– Bate-papo com Anitta sobre inovação, empreendedorismo, tecnologia e desenvolvimento do streaming Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

– Palco Edtech: Mercado de trabalho e novas tendências em TI, com Gutierre Belo.

Quinta, dia 5

– 12h30 – Arena Sociedade: Humanidade 5.0: Desvendando o Brilho Profissional na Era da Inteligência Artificial, com Gabriel Pinto.

– 13h30 – Plenária RIW – Armazém Kobra: O Poder da 7ª arte: Do cinema ao digital, com Rodrigo Santoro.

– 14h – Espaço IA & Meta Mundo: bate-papo “IA e Arte”, com Eduardo Saron, André Weller e mediação de Diogo de Toledo.

– 15h – Espaço Music Forward: volta dos discos de vinil no mercado fonográfico, com Marcello Bogo, Rafael Rocha, Wladymir Jasinski, Geraldinho Magalhães e mediação de André Izidro.

Sexta, dia 6

– 13h – Arena Health Tech: Inovação e Acesso para Profissionais de Saúde, com Adriano Vasconcelos.

– 18h – Palco Impact Hub: Futuros plurais, com Diego Fonseca.

– 18h – Palco .Futuro: “Bora se preparar para o seu futuro”, com Renata Gobert.