Theatro Municipal do Rio de Janeiro celebra o Mês das Crianças com uma programação especial 

0
191

No Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o mês de outubro chega com uma programação recheada de atividades para as crianças. Com o Patrocínio Oficial Petrobras, por meio do programa Petrobras Cultural, serão oferecidas oficinas de desenho, visitas brincadas e até uma visita fantasma de Halloween. Outra atração de destaque será o concerto de violinos do grupo Os Pequenos Mozart e convidados. E o Boulevard de Portas Abertas que acontece nas quartas-feiras vai trazer, gratuitamente, a Banda Sinfônica da Guarda Municipal e a Orquestra Infantil da Ação Social Pela Música, ambas com repertório de músicas infantis.

Programação:

O Setor Educativo ARTE EDUCAÇÃO PETROBRAS, no dia 7, realizará mais uma edição da oficina de desenho. É um momento em que o participante consegue exercitar a observação, desenhando os ambientes internos do Municipal.

No dia 21, será a vez da visita brincada, uma das atividades mais pedidas pelo público. A proposta é mesclar uma visita guiada voltada para o público infantil com jogos de tabuleiro gigantes e brincadeiras sobre a história do Theatro que o grupo conheceu durante o trajeto. Essas duas atividades são recomendadas para crianças entre 6 e 15 anos de idade, portanto, a presença do responsável é obrigatória.

E no dia 28, em comemoração ao Dia das Bruxas que acontece em 31 de outubro, haverá a Visita Fantasma, que além do roteiro habitual de uma visita guiada, contará com surpresas fantasmagóricas e histórias inusitadas sobre personagens que andam pelos corredores à noite, quando não tem ninguém olhando. E detalhe: os educadores entram na brincadeira, vestidos a caráter, provocando um clima arrepiante.

Sobre os Pequenos Mozart

Os pequenos Mozart, grupo de violino formado por crianças e jovens entre 3 e 17 anos, que já se apresentou em cidades do Brasil e da Europa como: Berlim, Hamburgo, Munique, Londres, Paris, Lisboa, Viena e Roma (em um concerto para o papa Francisco) e na América do Sul, Chile, sempre com um repertório predominante de compositores brasileiros, sobe ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro para um grande concerto que reunirá 12O violinistas em uma noite de muitos encontros. A apresentação será no dia 19 de outubro às 19h. Uma grande festa que irá celebrar também o mês da criança! O trabalho é realizado pela professora Suray Soren, violinista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que dirigiu durante 24 anos o Instituto Casa de Cultura Rio, e foi pioneira no ensino de violino na cidade, através do Método Suzuki. Suray adaptou o método japonês à realidade brasileira e aproveitando a riqueza da nossa música, criou o “Método Suzuki Tropical” de ensino de violino.

Neste concerto, se juntam aos Pequenos Mozart: alunos do projeto social Carioquinhas, que é também dirigido por Suray e existe há 7 anos; Amadeus, ex-alunos e atualmente músicos em orquestras do RJ e alunos da Escola Villa Lobos/ Paracambí. Em 2010, aclamados pelo público e crítica, os Pequenos Mozart estiveram em um concerto inédito com 500 violinistas – “Concerto dos 500” – tocando juntos sob a direção de Suray Soren no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Sobre Antônio dos Pobres e A Pequena Sereia

Interpretadas pelo ator Ludoviko Vianna, as peças fazem parte da programação especial de outubro. Antônio dos Pobres conta a história de um dos santos mais populares do mundo que abre mão de toda a nobreza para compartilhar os caminhos de Cristo: ajudar aos mais necessitados. Será no dia 6, às 19h, no Salão Assyrio. A Pequena Sereia narra a aventura de uma sereia adolescente que sonha em conhecer o “mundo lá de cima”.  Ao se apaixonar por um humano, ela faz um pacto com a bruxa do mar para também ter pernas. A apresentação acontecerá no sábado, dia 7, às 17h, na Sala Mário Tavares.

Programação:

Dia 4/10 – Banda Sinfônica da Guarda Municipal (gratuito)

Dia 6/10 – Antônio dos Pobres (Salão Assyrio)

Dia 7/10 – Oficina de Desenho para Crianças (TMRJ)

Dia 7/10 – A Pequena Sereia (Sala Mário Tavares)

Dia 11/10 – Orquestra Infantil da Ação Social Pela Música (gratuito)

Dia 19/10 – Os Pequenos Mozart e Convidados (palco principal)

Dia 21/10 – Visita Brincada (TMRJ)

Dia 28/10 – Visita Fantasma (TMRJ)

Serviço:

Outubro – Programação das Crianças no Theatro Municipal

Datas: 4, 7, 11, 19, 21 e 28/10

Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Endereço: Praça Floriano, S/N

Classificação: Livre

As informações sobre a abertura da venda de ingressos são sempre atualizadas no Instagram oficial do Theatro (@theatromunicipalrj), e as vendas são realizadas através do site http://theatromunicipal.rj.gov.br/.

Patrocínio Oficial Petrobras, por meio do programa Petrobras Cultural.