Sesc Mulheres Plurais: Fernanda Montenegro faz leitura de Nelson Rodrigues na Barra

0
261

O Sesc RJ, por meio do projeto Sesc Mulheres Plurais, vai promover um encontro entre a grande dama do teatro brasileiro e o maior dramaturgo do país no Teatro Multiplan, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Fernanda Montenegro apresenta, entre os dias 3 e 6 de agosto, sua leitura dramatizada de “Nelson Rodrigues Por Ele Mesmo”, baseada no livro homônimo organizado por Sônia Rodrigues, filha do autor. Os ingressos estão à venda no Sympla e na bilheteria do teatro.   

Lançada em 2012, a publicação une o máximo do que Nelson quis dizer sobre sua vida e sua obra, respeitando, inclusive, a posição dele de que o memorialismo é um tipo de falsificação e que a ficção é autobiográfica. Com sua obra, suas controvérsias e a própria biografia, Nelson se tornou um dos polemistas mais bem-humorados do país, o grande autor dramático, descobridor de uma linguagem que liberta de compromissos literários.  

O espetáculo, adaptado por Fernanda, imortal da Academia Brasileira de Letras, ainda têm trechos de peças marcantes, como O Beijo no Asfalto, escrita especialmente para o Teatro dos Sete, que Fernanda integrava. A atriz também assina a direção, a pesquisa, seleção musical e coordena a produção.   

A obra de Nelson marcou a carreira da atriz. Eles conviveram bastante durante a década de 1960, quando ela atuou em algumas das mais importantes criações dele: a peça O Beijo no Asfalto, em 1961; as novelas A Morta Sem Espelho, versão para a TV da peça Vestido de Noiva, e Pouco Amor Não é Amor, escrita por ele sob o pseudônimo de Verônica Blake, ambas de 1963; e a adaptação cinematográfica de A Falecida, em 1964. 

 

SERVIÇO 

Fernanda Montenegro lê Nelson Rodrigues Por ele Mesmo 

Data: 03 a 06 de agosto  

Quinta e sexta-feira, às 20h, e sábado e domingo, às 19h 

Teatro Multiplan – Village Mall (Av. das Américas, 3900 – Barra da Tijuca) 

Ingressos: Sympla (https://bileto.sympla.com.br/event/84499/d/203750) e na bilheteria do teatro. Credenciados Sesc tem 50% de desconto nas compras direto na bilheteria. 

Classificação: 14 anos  

Ingressos: Sympla e na bilheteria do teatro. Credenciados Sesc tem 50% de desconto nas compras direto na bilheteria. 

Classificação: 14 anos