Mutirão do PROCON CARIOCA realiza 1621 atendimentos em três dias de ação

0
344

O PROCON CARIOCA, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania,  completou 11 anos no último dia 18/10  e para celebrar a data realizou, entre 19 e 21 de outubro, um mutirão de conciliação, no Largo da Carioca, Centro do Rio.  O evento contou com a adesão de mais de 30 instituições, entre concessionárias, instituições financeiras a empresas de telecomunicações, entre outras.  Em três dias de ação foram realizados 1621 atendimentos ao consumidor. 

Entre as instituições com maior número de atendimentos estão o PROCON CARIOCA (456), Itaú (143), Ligth (121), Águas do Rio (121), Caixa Econômica (105), Claro (101), Oi (95), Santander (78) e Banco do Brasil (78). A Comissão de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Rio realizou 74 atendimentos. 

Além de propiciar renegociação e parcelamento de dívidas, a ação foi voltada para o encaminhamento de questões como: dívidas não reconhecidas, cobranças indevidas, agendamento de visita técnica diretamente com as concessionárias, registro de reclamações sobre problemas no fornecimento de serviços ou na compra e qualidade de produtos, entre outras. 

Empresas, concessionárias e demais instituições ofereceram negociações com descontos que, por vezes, ultrapassavam  95% e parcelamentos  que chegavam a 60 vezes. 

Ação contou também com o apoio de órgãos que atuam na Defesa do Consumidor, como a Comissão de Defesa do Consumidor da OAB e a Defensoria Pública do Rio de Janeiro. 

A Secretaria Municipal de Assistência Social ofereceu serviços, como emissão da Carteira da Pessoa Idosa, emissão de Identidade  Jovem (ID Jovem); inscrições nas atividades dos Núcleos Cariocas;e orientações sobre os programas da Secretaria Municipal de Assistência Social. 

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda esteve presente com orientações para obtenção de carteira de trabalho digital e cadastro para vagas de emprego. 

Equipe da Central 1746 da Prefeitura do Rio também esteve no local para atender às mais diversas  demandas da população. 

Durante o evento, equipe da Comlurb recebeu material reciclável e houve coleta de lixo eletrônico, em parceria com a  Samsung, além de distribuição de exemplares do Código de Defesa do Consumidor e da Cartilha de Defesa do Consumidor. 

O mutirão de conciliação contou com a presença das seguintes instituições e empresas:

CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇO PÚBLICO

1 – ÁGUAS DO RIO

2 – IGUÁ

3 – LIGHT

4 – NATURGY

5 – ZONA OESTE MAIS

 

EMPRESAS DE TELECOMUNICAÇÕES

6 – OI

7 – NET

8 – CLARO

9 – CLARO MOVÉL

10 – EMBRATEL

11 – TIM

12 – VIVO

13 – SAMSUNG

 

INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

14 – CAIXA ECONÔMICA

15 – ITAÚ

16 – ITI

17 – SANTANDER

18 – BRADESCO

19 – NEXT

20 – BANCO DO BRASIL

 

VAREJO

21 – CASAS BAHIAS

22 – CASAS BAHIAS.COM

23 – PONTO

24 – PONTO.COM

25 – EXTRA.COM

26 – AMERICANAS.COM

27 – SUBMARINO

28 – SHOPTIME

29 – SOUBARATO

30 – HOTEL URBANO

31 – LOJAS AMERICANAS – LOJA FÍSICA