Rio de Janeiro – Prefeitura leva o Programa Trabalha Rio a cinco bairros nesta semana

0
270

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda (SMTE), leva nesta semana o Programa Trabalha Rio a cinco bairros: Santa Cruz, Centro, Estácio, Cidade de Deus e Vargem Pequena. Nesta quarta-feira (9/8), a ação será realizada na Igreja Metodista Betel, na Estrada Vitor Dumas 1.217, em Santa Cruz, das 10h às 15h. Na sexta-feira (11/8), o evento ocorrerá exclusivamente para o público LGBTQIA+ no Grupo Arco-Íris, na Rua da Carioca, 45, no Centro, das 13h às 17h. E, no sábado (12/8), em parceria com a Secretaria Municipal de Juventude, o programa será levado aos endereços Praça Roberto Campos, Estácio (saída do metrô); Rua Daniel, s/n, apartamentos da Cidade de Deus (próximo à Fundação Leão XIII); e Estrada do Vigário Geral S/N – Praça Elba (contêiner em frente à igreja), em Vargem Pequena, sempre das 9h às 14h.

O Trabalha Rio é responsável pela realização de ações sociais descentralizadas e itinerantes visando levar os serviços da SMTE para as comunidades e facilitar o acesso ao trabalho aos que têm dificuldade de se dirigir a um dos postos da Central do Trabalhador. Os serviços realizados são divulgação de vagas disponíveis na semana para ingressar no mercado de trabalho e também no Programa Rio + Cursos. Por meio da Coordenadoria de Empreendedorismo e Qualificação, a secretaria visa contribuir com o desenvolvimento da capacitação do trabalhador carioca na busca de conhecimentos básicos necessários para auxiliar pessoas que estejam em estado de vulnerabilidade a ingressarem ou retornarem ao mercado de trabalho.

Os cursos são realizados nos formatos presencial e online. Quem tiver dúvidas sobre emissão da carteira de trabalho digital e obtenção do seguro-desemprego poderá obter informações nos eventos. O secretário da Juventude Carioca, Salvino Oliveira, destacou a importância de levar serviços à população.

– Estamos executando um calendário de ações para celebrar a maior quantidade de jovens que o Rio de Janeiro já teve. Atualmente, são mais de 1,5 milhão de pessoas entre 15 e 29 anos que necessitam ser atendidas. Nessas localidades, instalamos os Espaços da Juventude, com oferta gratuita de cursos no campo da tecnologia, e formamos mais de 2.500 jovens. É preciso ampliar cada vez mais a oferta de oportunidades para aqueles que mais precisam de políticas públicas – diz Salvino Oliveira.

 

Serviço do Trabalha Rio: 

Quarta-feira (9/8): das 10 às 15h, na Igreja Metodista Betel, na Estrada Vitor Dumas, 1.217, em Santa Cruz.

Sexta-feira (11/8): das 13h às 17h, no Grupo Arco-Íris, na Rua da Carioca, 45, no Centro, exclusivo para o público LGBTQI+.

Sábado (12/8): em três localizações, em parceria com a Secretaria Municipal de Juventude, 09h às 14h:

– Praça Roberto Campos, na saída do Metrô Estácio.

– Rua Daniel, s/n, apartamentos, próximo à Fundação Leão XIII, na Cidade de Deus.

– Estrada do Vigário Geral s/n – Praça Elba (contêiner em frente à igreja), em Vargem Pequena.