Secretaria de Trabalho e Renda e Grupo Arco-Íris lançam Posto Avançado de Empregabilidade para pessoas LGBTQIA+

0
244

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro e o Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTQIA+ lançam nesta sexta-feira (30/6) o Posto Avançado Trabalha Rio LGBTQIA+. A unidade funcionará na sede do grupo, na Rua da Carioca 45, Centro.

A abertura será durante o evento “Ação Orgulho e Cidadania LGBTQIA+”, que celebra o Mês do Orgulho LGBTQIA+ . O objetivo do novo posto é aumentar a empregabilidade desse público, especialmente mulheres travestis e transexuais e homens trans, entre outras pessoas em situação de pobreza. O projeto conta com parceria da Coordenação Executiva da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio.

O posto funcionará todas as sextas-feiras, das 13h às 18h, com cadastramento de currículos para vagas de emprego, orientação profissional, emissão de documentos, ofertas de cursos de qualificação e formação técnica e de vagas de emprego.

A ação nesta sexta-feira terá ainda outros serviços sociais e apresentações culturais. O Núcleo de Diversidade Sexual e Direitos Homoafetivos da Defensoria Pública emitirá gratuidades para alteração de nome de trans homens e mulheres travestis e transexuais. Pessoas LGBTQIA+ que quiserem informações sobre casamento ou obter segunda via de documentos poderão receber documentos de gratuidades.

Em parceria com a ImPrEP Brasil, do Instituto Nacional de Infectologia, o grupo fará ainda orientações sobre prevenção combinada às ISTs-AIDS e às hepatites.

Durante o evento haverá demonstração de como reutilizar roupas para compor novos looks e apresentação de trajes completos concebidos pela Escola de Divines, em um desfile com foco na moda sustentável feita por pessoas trans, além realização de um bazar social com roupas vendidas a preços baixos, montado para arrecadação de recursos para as ações do Grupo Arco-Íris.

Para o presidente do Grupo Arco-Íris, Cláudio Nascimento, enfrentar a LGBTIfobia é garantir que a comunidade tenha acesso a oportunidades de trabalho e geração de renda para que possa exercer a cidadania plena, que passa também pela inclusão econômica:

– Este posto de atendimento à população LGBTQIA+ é uma iniciativa pioneira no combate às desigualdades no acesso ao emprego formal, para que as políticas públicas cheguem à nossa população.

Nascimento acrescenta que os dados preliminares de pesquisa da Aliança Nacional LGBTQIA+, a ser lançada em agosto, evidenciam uma consistente situação de discriminação. Segundo o estudo, a comunidade tem menos tempo de permanência em postos de trabalho e, a cada 10 pessoas entrevistadas, quatro relataram já ter sofrido violência por colegas de trabalho e chefias e, na educação, base fundamental para o acesso ao trabalho, 7 em cada 10 relataram sofrer violências por colegas e professores.

Serviço:

Evento: “Ação Orgulho e Cidadania”

Data: Sexta-feira, 30 de junho

Horário: 14 às 19h

Endereço: Rua da Carioca 45, Centro.

Programação:

14h – Início da Ação

14h30 – Abertura oficial com apresentação artística

15h – Oficina de reutilização

15h30- Show de Drag Queens

16h – Desfile de Moda da Escola de Divines

17h – Show de Drag Queens

17h30 – Apresentação Musical

14h às 19h – Serviços sociais à população LGBTQIA+