Secretaria Municipal de Transportes tem novos serviços digitais para o cidadão

0
200

Três serviços prestados pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) já podem ser realizados digitalmente, sem que o cidadão precise sair de casa. O projeto de implementar o peticionamento eletrônico nos órgãos municipais é da Secretaria Municipal de Transformação Digital e Integridade Pública e vem sendo desenvolvido pela IplanRio, empresa de informática do município. Desde a abertura da solicitação até o envio de documentos, todas as etapas do processo passam a ser feitas de forma online, no portal Carioca Digital. A novidade representa menos burocracia para o carioca e faz parte da estratégia da Prefeitura de digitalizar 95% dos serviços prestados para o cidadão.

Um dos serviços que passa a ser digital é a autorização especial para vagas reservadas ao estacionamento de veículos conduzidos, ou que transportem pessoas com deficiência com comprometimento de mobilidade. O cartão deverá ser utilizado somente pelo próprio, nas vagas reservadas aos veículos de pessoas com deficiências, devidamente sinalizadas e localizadas nos estacionamentos de veículos situados em logradouros públicos, objeto ou não de concessão, nos pátios de repartições públicas municipais ou espaços públicos a eles reservados, nos estacionamentos privados, externos ou internos, das edificações de uso público ou de uso coletivo.

Além da digitalização deste requerimento, foram implementados mais dois serviços de forma online: solicitação de cópia do aviso de recebimento (AR) e de cópia de auto de infração (AIT ou Foto), que é apresentada quando o requerente quer ter acesso ao Auto de Infração de trânsito aplicado manualmente ou através de equipamento eletrônico (fotografias). Para todos estes serviços, antes era necessário que o cidadão fosse até a Prefeitura para abrir os requerimentos dos serviços, em horário comercial. A digitalização diminui também o uso de papel, com o fim de processos físicos, e garante agilidade nos prazos. Além disso, todas as solicitações ficarão concentradas no Carioca Digital. Essa medida facilitará a vida do cidadão, que terá, em um só ambiente, acesso a todos os seus requerimentos.

Para acessar os requerimentos mencionados acima:

Solicitação de cópia do Aviso de Recebimento do auto de infração – https://carioca.rio/servicos/multa-de-transito-solicitacao-de-copia-de-aviso-de-recebimento/

Solicitação de cópia de auto de infração – https://carioca.rio/servicos/solicitacao-de-copia-do-auto-de-infracao/

Cartão de estacionamento para pessoas com deficiência – https://carioca.rio/servicos/cartao-de-estacionamento-para-pessoas-com-deficiencia-pcd/