Zona Oeste do Rio de Janeiro celebra a cultura e a música caipira

0
335

Três bairros da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro receberão shows gratuitos da Orquestra de Violas Caipirando: Jacarepaguá (24/09, na  Igreja da Penna), Realengo (05/10, na Areninha Carioca Gilberto Gil) e Santa Cruz (14/10, na Sede da Comunidade Eclesiástica de Base Santa Veridiana). Sob a regência do violeiro Henrique Bonna, a Orquestra traz no repertório clássicos do cancioneiro popular e composições autorais, como “Minha Raiz” (Olívio Bonna/ Henrique Bonna), “Saudades do Sertão” (Olívio Bonna), uma versão para  “Trenzinho Caipira” (Villa-Lobos), as clássicas “Pinha no Pinheiro”, ‘Moreninha Linda” e “Mineirinha”, entre outras. O programa de Fomento Carioca (FOCA), da Secretaria de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro, possibilitou a realização dessas apresentações gratuitas.

Henrique Bonna sempre se impressiona com a reação do público nos shows. “As pessoas sentem falta deste tipo de música. Se emocionam muito lembrando do pai, do avô, de um tio distante, oriundos do interior que ouviam ou tocavam viola caipira, e que vieram para o Rio de Janeiro com a família, como meus pais”, diz.

Documentário

A apresentação na CEB de Santa Veridiana será filmada, e o material dará origem a um mini doc musical de 30 minutos, dirigido e editado por Carolina Maduro. O mini doc trará imagens do show, com algumas músicas na íntegra, imagens de making of, depoimentos, e revelará um pouco da história do bairro e do Conjunto Habitacional Santa Veridiana.

Sobre a Orquestra

A Orquestra de Violas Caipirando, liderada pelo violeiro Henrique Bonna, conta com 30 integrantes, em sua grande maioria moradores da Zona Oeste.  Há 13 anos vem celebrando a cultura e a música caipira, apresentando clássicos deste cancioneiro e composições autorais. Em terras cariocas, abordando um estilo não muito presente em centros urbanos, o grupo gera surpresa por onde passa, e conquista a admiração do público. Seus laços com a Zona Oeste carioca são estreitos.

A cultura caipira tem suas raízes e ainda se faz presente nos ambientes rurais de todo o país. E falando-se em Zona Oeste, há tempos a região era considerada zona rural, ganhando a alcunha de “Sertão Carioca”, e apesar dos surtos de urbanização ocorridos, ainda guarda um estilo de vida bastante particular, onde se valoriza os resquícios da produção agrícola, as áreas de natureza preservada e os hábitos rurais.

“É fácil perceber como tudo se conecta: a orquestra, a música caipira, a viola e a Zona Oeste”, explica Henrique Bonna, que vem assim através dos shows divulgando a cultura caipira no Rio de Janeiro.

Sobre Henrique Bonna

A relação de Henrique Bonna com a viola e com música caipira vem de berço.  O músico aprendeu o ofício com seu pai Olívio Bonna, nascido no interior do Espírito Santo, que se radicou em Jacarepaguá na década de 70.

Henrique Bonna é professor de viola caipira, violão e guitarra. Teve sua iniciação musical através de seu pai que lhe ensinou as primeiras modas.

Trabalhou com diversas bandas e artistas em diversos gêneros musicais. Do rock ao reggae, do regional ao blues, gravou trilhas para documentários (Rio Grande) e novelas (Desejo Proibido, Amazonas, Araguaia) da Rede Globo, além da Rede Record (Bicho do Mato ).

De forma independente lançou em 2001 seu primeiro CD solo, instrumental, intitulado “Pedra Branca”. Junto com seu pai (Olívio Bonna, já falecido) e sua mãe (Josefa Bonna) formou à época a Família Bonna, grupo totalmente voltado à música de raiz, com dois CDs gravados:”O Sertão e a Viola” e “Luz Passageira”.

Sobre o espetáculo “Caipirando no Sertão Carioca”

Através da música caipira, do som das violas e de intervenções teatrais, o público da Zona Oeste será convidado a um mergulho na história da região.

No espetáculo, as músicas apresentadas serão costuradas por textos , em prosa e em verso, recitados em performances teatrais, abordando histórias de lugares, crenças e costumes da Zona Oeste. A história da Capela de São Gonçalo no Camorim,  as tradicionais folias de reis que aconteciam na região e as lendas acerca da construção da Igreja da Penna fazem parte dos temas que serão abordados.

As intervenções cênicas serão performadas pelo museólogo, poeta e brincante Sergio Restauro.

Parte das músicas já integram o repertório do grupo, como “Cálix Bento” (domínio público), “Meu São Gonçalinho (Luis Sagado / Katia Teixeira). Outras serão incorporadas, como “Saudosa Jacarepaguá” (Henrique Bonna e Olívio Bonna), e a inédita “Igreja da Penna” (Sergio dos Santos e Henrique Bonna), composta especialmente para o espetáculo.

As intervenções cênicas estarão sempre conectadas à temática das músicas, de modo que se construa um espetáculo fluido, divertido, expressivo e coerente.

Ficha técnica:

Direção musical: Henrique Bonna

Direção Artística: Gabriela Góes e Henrique Bonna

Roteiro: Pedro Gracindo

Intervenções cênicas: Sergio Restauro

Técnico de som: Guilherme Carneiro

Programação Visual: Gabriel Leite

Audiovisual: Carolina Maduro

Direção de Produção: Gabriela Góes

Serviço:

24/09 domingo  às 15h

(na Festa de Nossa Senhora da Penna)

Local: Igreja da Penna

Rua Nossa Sra. da Penna, Freguesia de Jacarepaguá

Entrada gratuita

Classificação livre

05/10 quinta-feira às 19h

Local: Areninha Carioca Gilberto Gil

Avenida Marechal Fontenelle, 5.000, Realengo
Entrada gratuita

Classificação livre

14/10  sábado às 18h

Local: Sede da Comunidade Eclesiástica de Base Santa Veridiana

Via A4, s/n, Conjunto Santa Veridiana, Santa Cruz

Entrada gratuita

Classificação livre