Encontro Musical inédito faz homenagem aos 60 anos do Jongo da Serrinha e apresenta substituta de Tia Maria

0
365

Nos dias 7 e 8 de outubro, a Arena Fernando Torres – Parque Madureira, a partir das 19h, será o palco da parceria entre o Jongo da Serrinha e o grupo Razões Africanas, que traz para o público a vivência de grandes nomes do Jongo e do samba através do espetáculo “Vida ao Jongo”. 

Sob o comando de Deli Monteiro e Lazir Sinval, descendentes diretas das famílias jongueiras tradicionais de Madureira, o jongo aparece como o grande anfitrião dos outros ritmos afro-brasileiros como o samba, o côco, o ijexá, a ciranda, o maracatu e o afoxé. Toda essa gama cultural misturada dá origem ao musical, que além de ressaltar e fomentar a cultura de matriz africana é uma homenagem aos 60 anos do Jongo da Serrinha e aos 21 do grupo Razões Africanas. 

“Graças a Vovó Maria Joana e sua conduta visionária, chegamos até aqui. Esse show será cheio de comemorações, inclusive do aniversário da nossa nova matriarca. Mas será um espetáculo de resistência e agradecimento pela vida, pela perpetuação e disseminação da cultura jongueira pelo país e, sobretudo nas escolas e universidades”, conta Lazir Sinval, compositora da música que dá nome ao espetáculo, Vida ao Jongo. 

Nova Matriarca – Depois do falecimento de Tia Maria do Jongo, aos 98 anos, em maio de 2019, o jongo ficou um bom tempo de luto. Agora, quando completa seis décadas de existência, o Jongo da Serrinha terá Deli Monteiro como nova matriarca. Neta de vovó Maria Joana, rezadeira, parteira, mãe de santo e quem criou o jongo da serrinha no seu terreiro, cabana de Xangô, em 1962. Ao perceber que o jongo poderia ficar em extinção por causa das mortes dos mais velhos, vovó Maria Joana expandiu a dança além da Serrinha e a reinventou, permitindo a participação das crianças, o que antes era inimaginável.

Para Deli, a nomeação foi surpreendente. “Fui pega de surpresa, mas estou extremante grata e orgulhosa em ser a nova matriarca. Vivo o Jongo desde o ventre da minha mãe e faço show desde a minha infância, quando acompanhava meu tio, Mestre Darcy, pelo Brasil afora. Espero que Deus e os orixás me deem muita saúde para eu continuar a trabalhar em prol do Jongo da Serrinha, sempre elevando e trazendo comigo o legado dos nossos ancestrais como minha avó e Tia Maria do Jongo”, finaliza a cantora. 

Com direção musical do renomado Paulão 7 cordas, as jongueiras Lazir Sinval e Dely Monteiro junto com músicos e dançarinos vão interpretar jongos de composição própria e sambas de Zeca Pagodinho, Dona Ivone Lara, Délcio Carvalho entre outros. Além do show, o evento também contará com a feira Africanidade Carioca, que reúne barracas de diversos empreendedores que movimentam a economia local. A feira terá início às 16h. Os ingressos para o show custam a partir de R$20,00.

 

Serviço:

“Vida ao Jongo”

Local: Arena Fernando Torres – Parque Madureira – Rio de Janeiro

Datas: 07 de Outubro – 19h00 – Sexta/ 08 de Outubro – 19h00 – Sábado 

Duração: 90 minutos 

Classificação livre

Vendas pelo Site Sympla 

Link de Vendas dia 07/10: https://bit.ly/3Bo7buT

 Link de Vendas dia 08/10: https://bit.ly/3TZn2Ye

 

FICHA TÉCNICA (ESPETÁCULO OU BANDA):

Razões Africanas

Lazir Sinval: Voz 

Deli Monteiro: Voz

Rafael Nogueira: Cavaquinho

Fábio Pereira: Violão

Anderson Vilmar: Percussão 

Marcelo Mattos: Percussão

Thiago Kobe: Percussão 

 


Jongo da Serrinha 

·         Músicos 

1- Lazir Sinval 

2- Deli  Monteiro 

3- Anderson Vilmar 

4- Dilmar José 

5- Adriano Furtado 

6- Rafael Nogueira 

7- Alan Gonzaga 

8- Vinicius Bastos 

 

·         Jongueiros

1- Ivo Mendes 

2- Custódio Rodrigues 

3- Marquinhos de Minas 

4- Luiz Paulo 

5- Gerson Maurício 

6- Renato Mendonça 

7- Fernandinho da Serrinha 

8- Andrea França 

9- Eliana Torres 

10- Suellen Tavares 

11-Aline Oliveira 

12- Valéria Barros 

13- Karim Rodrigues 

14-Suzana Valéria 

15- Luana Ferreira 

16- Damiana Alves


Participação especial: Bailarina  Afro – Valéria Monã

Direção Musical: Paulão 7 Cordas

Direção Artística: Lazir Sinval 

Produção Executiva: Marcelo de Brito e Lívea Mattos 

Coordenação de Produção: Ronaldo Mattos

Designer Gráfico: Ronaldo Mattos

Assessoria de Imprensa: DJL Comunicação

Técnico de Som e Luz: LA Técnica

Produção Conexão Social Produções

 


Vendas pelo Site Sympla 

Link de Vendas dia 07/10 – https://bit.ly/3Bo7buT

 Link de Vendas dia 08/10 – https://bit.ly/3TZn2Ye