Festival Arretado estreia no Uptown Barra

0
88

Criado para celebrar a conexão do Rio de Janeiro com o Nordeste, exaltando sua cultura e tradição, o Festival Arretado vai tomar conta do Uptown Barra, de 5 a 7 de abril (sexta a domingo), com uma série de atrações que valorizam a influência da população nordestina na gastronomia e cultura do Rio de Janeiro. 

Durante três dias, o público terá a oportunidade de apreciar os sabores marcantes da culinária típica dos estados da região Nordeste em um só lugar, representados por diversos restaurantes especializados em comida nordestina, preparando delícias como: Baião de Dois, Carne de Sol com Macaxeira, Acarajé, Bobó do Camarão, Cuscuz, Tapioca, e muito mais. O evento contará, também, com estandes de cervejas artesanais, cachaçarias e drinks refrescantes com frutas tropicais. 

Relação de restaurantes participantes: Do Batista, Matuto Nordestino, Carne de Sol do Baixinho, Expresso Tapioca, Torresmo, Delícias do Nordeste, Acarajé Chef Lenaide Mota, Cantinho do Pará, Coisas do Nordeste, Fritas e Aperitivos McCain, República BBQ – Carne de Sol na Brasa e Burger Arretado. DOCES: Cocadas do Alex, Delícias do Milho, Sorvetes Maltês e Bolo de Rolo Danibru. 

Para a experiência ficar ainda mais completa, diversos artistas irão se apresentar no palco do evento, colocando todo mundo para dançar ao som dos estilos musicais mais tradicionais e que fazem sucesso por todo país: forró pé de serra, axé, piseiro (estilo musical que nasceu no Piauí), entre outros. Nos intervalos dos shows, a riqueza e a diversidade cultural nordestina serão representadas por apresentações de capoeira, frevo e maracatu. Para completar a festa, evento contará com uma feira de produtos típicos, artesanato e literatura de cordel, além de área kids, para garantir a diversão de toda família.

O Rio de Janeiro, historicamente, abriga pessoas de muitos locais do mundo e, principalmente, gente do próprio Brasil. Atualmente, cerca de 1,5 milhão de nordestinos vivem no Rio de Janeiro, a maior parte concentrada na capital. Desde que chegaram ao Rio, no início do Século XX, a contribuição nordestina tem sido de grande importância para o desenvolvimento do estado, inclusive na entrega de obras grandiosas, como a Ponte Rio Niterói, que foi erguida com a ajuda de diversos trabalhadores vindos da região Nordeste. 

De lá para cá, criou-se uma relação muito estreita do Rio de Janeiro com o Nordeste, fazendo com que a gastronomia, a música e as artes regionais passassem a fazer parte do cotidiano carioca. A alegria, o bom humor e a força, traços marcantes das duas culturas, também contribuíram para aumentar ainda mais essa relação.

Programação: 

Dia 5/4 – 6ªf:

Dj Fábio Jamelão
Roda de Capoeira – Movimento CNB
Trio Balanço Bom – Forró Pé de Serra

Dia 6/4 – sáb:

Dj Fábio Jamelão
Higor e Bruno – Sons do Nordeste
Apresentação de Frevo
Os 3 Nordestinos – Forró Pé de Serra
Cantor Ugo apresenta o Forró Piseiro

Dia 7/4 – dom:

Dj Fábio Jamelão
Apresentação Maracatu
Iris Pontal – Forró Pé de Serra
Soul da Gema – Clássicos do Axé Music

Serviço: 

1º Festival Arretado: gastronomia típica, feira de artesanato e shows musicais em homenagem ao Nordeste.
De 5 a 7 de abril, na praça de eventos do Uptown Barra (Av. Ayrton Senna, 5500 – Barra da Tijuca).
Horários: Sexta, das 17h às 23h; sábado e domingo, das 12h às 23h.
Entrada franca para o evento.
Classificação livre.
Valor do estacionamento: R$ 17,00 (período de 12 horas).