Illy leva Samba Djanira à Fundição Progresso

0
204

O Espaço Verde, na Fundição Progresso, recebe no dia 25 de novembro, sábado, o Samba Djanira. Com arranjos de Felipe Guedes e uma banda que traz o tempero das rodas soteropolitanas e do Recôncavo, o Samba Djanira é sucesso em Salvador, com edições sempre lotadas. Pela primeira vez, o projeto chega ao Rio com as participações especiais de Marina Iris e Mosquito. 

Descrita como samba do Brasil como é feito na Bahia e liderado pela cantora Illy, a roda traz no repertório canções que contam um pouco da história do samba nacional, com clássicos que vão de Batatinha a Belo, passando por Arlindo Cruz, Xande de Pilares, Conexão Negra e Clara Nunes, entre outros. “É um projeto que não aconteceu por causa da pandemia. Agora em novos tempos, com toda a energia e alegria necessária para a vida, ele realmente se concretizou e começa a ganhar o Brasil”, comemora Illy. 

Nascida e criada entre o Uruguai e a Ponta do Humaitá na Cidade Baixa de Salvador, Illy começou sua carreira cantando em trios elétricos ainda menor de idade. Logo depois, foi no samba que Illy se encontrou e pelo Samba Di Banda viajou o país abrindo shows para nomes como Martnália e Seu Jorge. Depois, focou sua vida fonográfica na MPB POP, mas nunca deixou o ritmo de lado. Agora, depois de três álbuns e uma carreira consolidada, volta para um projeto só dedicado ao samba, desfilando por todos os subgêneros do estilo mais amado do Brasil. O nome Samba Djanira vem da faixa “Djanira”, um dos hits do álbum “Vôo longe”, que inclusive ganhou nova versão para o projeto. “Quem gosta de samba e de liberdade, pode chegar que vai ser uma tarde para não se esquecer jamais”, promete a cantora.

Participação especial, Marina Iris é cantora revelação da nova geração da nossa música popular, mulher negra e carioca, compositora e militante, que canta com voz marcante as esquinas e lutas atuais. O samba, não somente como gênero musical, mas também como modo de vida, sempre marcou a trajetória artística de Marina. Recentemente,  em maio de 2023, lançou seu quarto disco solo, “Virada”, com participações como Péricles, Diogo Nogueira, Moacyr Luz, Renato da Rocinha, Amando Amado, Marcelle Motta e Deborah Vasconcellos. 

A roda também conta com a presença de Mosquito. Criado na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, Pedro Assad de Medeiros Torres, o Mosquito, é cantor e compositor conhecido no meio do samba. Descoberto por Xande de Pilares, que o apresentou para Arlindo Cruz, Dudu Nobre e Jorge Aragão. Em 2015 Mosquito, lançou seu álbum de estreia, “Ô Sorte”, pela Sony Music. 

 

Serviço:

 Illy – Samba Djanira

Data: 25 de novembro, sábado

Local: Fundição Progresso (Rua dos Arcos, 24 – Lapa – Rio de Janeiro)

Abertura da casa: 16h20

Ticketeira: Ingresse

Informações e venda de ingressos: www.fundicaoprogresso.com.br

Classificação etária: 18 anos. Menores entram acompanhados de pais ou responsável legal.

Ingresso solidário: 50% de desconto sobre o valor da inteira em todos os setores para os clientes que levarem 1kg de alimento (exceto sal e açúcar) no acesso ao evento.

 

Sobre a Fundição Progresso:

A Fundição Progresso é um dos principais palcos musicais do Rio de Janeiro, que recebe os shows mais incríveis do Brasil. A Fundição também é Centro Cultural e uma grande escola de artes e cultura que incentiva cada vez mais a pesquisa, o estudo das expressões artísticas e realiza projetos socioculturais e de impulso para a indústria do showbiz.