Maricá será palco do I Seminário de Turismo Rural e de Aventura do Estado do Rio

0
85

No próximo dia 21 de julho, Maricá será palco do I Seminário Estadual de Turismo Rural e Aventura com o tema “Tendências e oportunidades no pós-pandemia”. O evento será na Fazendo Pública Joaquim Piñero (antiga Fazenda Ibiaci), no Espraiado, de 10h às 18h e acontecerá de forma híbrida, ou seja, presencial e com transmissão online.

As inscrições para participar presencialmente já se encerraram. A transmissão de todo evento será feita pelas redes da Federação de Convention & Visitor Bureau do Estado do Rio de Janeiro no Facebook e no Youtube.

O painel de abertura contará com a presença do Secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, do presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo de Almeida, e do presidente do INEA, Phillipe Campello. O tema será: Políticas públicas inovadoras e os desafios para a recuperação do setor do turismo no Rio de Janeiro que terá a mediação do presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Olavo Noleto.

Ainda na primeira parte do evento, o painel Turismo Rural no Estado do Rio de Janeiro: potencialidades e perspectivas. O mercado de turismo de natureza e as estratégias de comunicação no pós-pandemia terá o debate entre Valéria Lima, Diretora de Gestão e Desenvolvimento da SETUR/RJ, Fábio Nascimento, Presidente da ACTA – Associação Carioca de Turismo de Aventura, Coordenador de Empreendedorismo da Trilha TransCarioca, Membro do Conselho Estadual de Turismo e do Conselho Empresarial de Turismo da FECOMERCIO, Lincon Pontual, Coordenador Executivo do CIETH e Embaixador de Turismo do Estado do Rio de Janeiro e Wangles Silva, professor, guia de turismo credenciado, turismólogo pela UFRRJ e mestre em patrimônio cultural pela Fiocruz com mediação de Marco Navega, presidente da FC7VB/RJ.

Os participantes ainda terão a chance de conhecer os projetos que estão sendo trabalhados por Maricá para retomada do setor nesse novo momento. O Projeto de Turismo Rural e Ecoturismo – Vem Viver Maricá que engloba uma série de ações nas áreas rurais do município, como Espraiado, Itaocaia Valley e Silvado, será debatido entre o presidente do Maricá C&VB, Paulo Santos, a gestora das Unidades de Conservação de Maricá, Márcia Freitas, e pelo Secretário de Agricultura Pecuária e Pesca, Júlio Carolino. Os mediadores serão Robson Dutra e Thiago Medina, secretário de Turismo e subsecretário de Turismo, respectivamente.

Fechando a programação, serão apresentados uma série de cases bem sucedidos – Experiências Exitosas de Turismo Rural e de Aventura no Estado do Rio de Janeiro que contará com a participação de Julianna Rocha, Guia de Turismo e Especialista em Turismo Rural de Experiência, Arnaldo Mattoso, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Quissamã e Danielle Faya, Turismóloga da Prefeitura de Quissamã, Luciana De Lamare, especialista em Hotelaria pela Vatel Business School de Lyon, pós graduada em Marketing pela Universidade Católica Portuguesa, e Diretora Executiva do Vale do Café Convention & Visitors Bureau e Anna Mostowik, turismóloga e Guia de Turismo Credenciada e Presidente do Madalena Convention & Visitors Bureau, além de Akira Taguti, diretor do Sítio Jonosake em Itaguaí e futuro Presidente do Caminho dos Jesuítas C&VB. A mediação fica por conta do Secretário de Promoção e Projetos Especiais de Maricá, José Alexandre de Almeida.

A realização do evento é da Prefeitura de Maricá e da Codemar com promoção da Federação de Convention &Visitor Bureau e apoio da Setur/RJ, TurisRio, Condetur Costa do Sol, Cieth, ACTA e Maricá C&VB.

A programação completa está no site www.fcvbrj.org.br