Prefeito Eduardo Paes dá início ao Senac Rio Summit nesta segunda

0
257

Começou hoje, 11 de setembro, o Senac Rio Summit, festival gratuito de Inovação, Tecnologia, Empregabilidade e Empreendedorismo, que vai até sexta-feira, 15 de setembro, no Expomag, na Cidade Nova. Na abertura, estiveram presentes o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, o VP, Country Manager Portugal, Brasil & Qatar do Web Summit Rio, além de Sérgio Malta do Sebrae. 

Os participantes deram destaque à importância de eventos como Senac Rio Summit para a inclusão digital. “Entendemos que a educação mudou e que temos de estimular iniciativas que têm a ver com área da matemática, robótica e informática ou dificilmente vamos conseguir suprir o nosso analfabetismo digital. O Web Summit Rio foi uma espécie de inspiração para que outros eventos acontecessem no Rio, estimulando um monte de gente que está inovando, produzindo, e chamando a atenção de quem está distante destes avanços tecnológicos. É importante que tenhamos essas atividades acontecendo porque também ajudam a economia” afirmou o prefeito Eduardo Paes. 

“Quando nós imaginamos durante o Web Summit Rio estender um pouco mais o nosso braço para atingir outra camada da população, nós pensamos no Senac Rio Summit. O papel do Sistema S é dar acesso a possibilidades de desenvolvimento. Isso aqui não é apenas um evento. Na verdade, é o ponto de partida para capacitar e desenvolver ferramentas tecnológicas para toda a população com o objetivo de uma sociedade justa. E, ela só será justa se todos tiverem as mesmas possibilidades. Vocês estão testemunhando aqui o início de uma nova caminhada do Senac RJ, uma transformação para uma nova era na educação”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior. 

“Temos o prazer de colaborar mais uma vez com o Senac RJ e com a Fecomércio RJ, nossos estimados parceiros aqui no Brasil. O Senac Rio Summit alinha-se perfeitamente com a visão da Web Summit para a região – facilitando diálogos e conexões significativas centradas no futuro, na inovação e no potencial transformador da tecnologia. O Web Summit Rio inaugural foi um sucesso retumbante e estamos comprometidos em sustentar e expandir esse impacto econômico e social, ao mesmo tempo em que nos associamos ao Senac RJ em nossa busca coletiva pelo progresso e crescimento”, Artur Pereira, VP, Country Manager Portugal, Brasil & Qatar da Web Summit. 

Edital Senac na Comunidade – Nesta segunda, também foi realizado, durante o Senac Rio Summit, o lançamento do edital do projeto Senac na Comunidade 2024/2025. A iniciativa promove a formação profissional de jovens e adultos, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico de comunidades da região metropolitana do Rio de Janeiro. As instituições interessadas em participar do edital devem enviar a proposta até 11 de outubro de 2023. Podem participar do processo seletivo as entidades como associações, fundações ou organizações religiosas, todas sem fins lucrativos ou econômicos, além de centros comunitários, associações de moradores e ONGs. Serão selecionadas 15 instituições sociais na região metropolitana do Rio de Janeiro que poderão oferecer cursos de capacitação profissional em parceria com o Senac RJ nas áreas de Administração, Beleza, Design, Gastronomia e Informática. 

Destaques da programação – Até sexta-feira, 15, o Senac Rio Summit vai apresentar palestras e painéis com profissionais das principais empresas de tecnologia mundiais, além de estudiosos do futuro do trabalho e de tendências. São duas arenas e diversos espaços em que os participantes poderão participar de debates, diálogos, orientações personalizadas e atividades imersivas, além de programação cultural com executivos de empresas como Microsoft, Google Cloud, Semantix, Vale, entre vários outros. 

Na Arena Inspira, a principal do evento, entre os destaques da programação desta terça-feira, 12 está a palestra “Desbloqueando o Poder da Inovação Corporativa”, com a Global Tech Business Director da Vale, Vânia Neves. Às 12h15, o head de Learning Google Cloud América Latina, Fabio La Selva, aborda o tema “A Força de Trabalho do Futuro da Tecnologia” e, às 13h45, o fundador da MOL, Alex Bretas, apresenta “Técnicas Não Convencionais para Aprender a Aprender”. A futurista Rosa Alegria ministra a palestra “O Futuro é Plural: de Vítimas a Cocriadores”, às 14h30. Às 15h15, a CEO da Programaria, Iana Chan, fala sobre o tema “#MaisDiversidadeNaTecnologia: Construindo um Futuro para Todas as Pessoas”. A vice-presidente de Vendas para Governo, Saúde e Educação da Microsoft, Alessandra Karine, fala no painel “Desafios e Oportunidades para Mulheres na Área Tech e na Estratégia de Negócios”.  O assessor do Sesc RJ e do Senac RJ Gabriel Chalita aborda o tema “Sem Medo de Ser Protagonista – Os Novos Caminhos nos Novos Conceitos de Mundo do Trabalho”, às 16h45.  

A Arena Desperta vai apresentar assuntos como orientação vocacional e progressão de carreira, com conteúdo voltado para o desenvolvimento habilidades técnicas e pessoais. No dia 12, o artista visual, fotógrafo e escritor Pedro Garcia, conhecido pelo perfil Cartiê Bressão, ministra a palestra “Imaginação Artificial”, às 16h45. Já o espaço Elas Na Tecnologia irá apresentar palestras e mesas-redondas com mulheres profissionais do mercado de inovação e tecnologia, para discutir oportunidades e caminhos de carreira para quem pretende atuar nesse setor. A CIO Latam da Anglo American, Siham Hassan, participa do painel “A Busca Por Equidade: Representatividade, Remuneração e Ampliação de Espaços”, no dia 12, às 14h30.

Portal Experimenta – Além das palestras, o Senac Rio Summit trará o Portal Experimenta, com mais de 20 atividades e experiências imersivas nas quais os participantes vão se conectar com o futuro, conhecer as novas tecnologias na prática e serão desafiados por ativações inspiradoras e criativas. Haverá atividades no Metaverso do Senac RJ, um escape room de robótica, sala de games com experiências de criação educacionais e de robótica, espaço de Realidade Virtual, o espaço maker Fab Lab, de prototipação, impressão 3D e modelagem, e o Decola, uma arena com apresentação e experimentação de drones. O Senac RJ também irá apresentar o Lab Saúde, um laboratório com equipamentos de alta tecnologia que integra a aprendizagem baseada em simulação realística, disponível para os alunos dos cursos de saúde da instituição, assim como instituições e empresas da área. 

A programação completa do evento está disponível no site www.senacriosummit.com.br e pelo aplicativo exclusivo. No app também é possível selecionar os temas de interesse para criar uma jornada personalizada no evento, assistir a transmissão online do festival e obter mais informações sobre os palestrantes.      

O Senac Rio Summit é promovido pelo Senac RJ em parceria institucional com a Fecomércio RJ e o Sesc RJ, patrocínio do Sebrae, do Senac Departamento Nacional e da Invest.Rio, agência de atração e promoção de investimentos da Prefeitura do Rio de Janeiro, e apoio do Web Summit Rio e da Caixa. A primeira edição do evento pretende reunir mais de 12 mil pessoas, entre estudantes de ensino médio e técnico, universitários, micro e pequenos empresários, participantes de programa sociais, educadores e agentes sociais. Com o mote “O futuro do trabalho é aqui e agora”, o objetivo é contribuir para a inclusão digital, atrair e desenvolver os futuros profissionais que atuarão no ecossistema de Tecnologia e Inovação que está sendo criado no Rio de Janeiro. Serão mais de 200 palestrantes, em quatro espaços de conteúdo, com mais de 150 programações e 140 horas de atividades imersivas. 


Serviço: 

Senac Rio Summit 

11 a 15 de setembro 

10h às 18h 

18h às 20h – programação cultural 

Expomag (R. Beatriz Larragoiti Lucas, s/n – Cidade Nova) 

Evento gratuito