Firjan destaca mais de US$ 180 bilhões em projetos de energia no Rio durante a OTC Brasil 2023

0
291

Mais de 90 projetos nos mercados de óleo, gás, novas energias e naval previstos para o estado do Rio, num total de US$ 182 bilhões em investimentos. Estes são os números atualizados do Painel de Projetos de Energia no Rio de Janeiro, que a Firjan SENAI SESI vem apresentando ao público da OTC Brasil, maior conferência de tecnologia offshore do país e uma das maiores do mundo, que começou nesta terça-feira (24) no Rio de Janeiro. A federação participa ainda com um estande onde é possível fazer um tour virtual, via óculos de realidade aumentada, pelos institutos SENAI de Inovação, mostrando o que há de mais moderno em qualificação profissional, além de uma sessão de networking para estimular novos negócios. 

Durante o primeiro dia do evento, diversos empresários e comitivas de governos do Brasil e do exterior estiveram no estande da federação, tanto para conhecer os serviços oferecidos pela instituição como para obter orientações sobre as perspectivas para o mercado fluminense. Este é, inclusive, um dos principais objetivos do Painel, lançado pela Firjan SENAI SESI em parceria com a Apex, a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) e a secretaria de Energia e Economia do Mar do estado. 

“Assim como fez na OTC Houston, a Firjan está presente na edição brasileira levando informações qualificadas às empresas participantes, desde cursos profissionalizantes a soluções tecnológicas disponibilizadas na Firjan SENAI. Além disso, nosso Painel de Projetos de Energia traz um mapa atualizado dos investimentos previstos para o nosso estado, de modo a atrair novos atores, nacionais e internacionais, para o mercado fluminense”, disse o vice-presidente da Firjan, Raul Sanson. 

Para visualizar o Painel de Projetos de Energia no Rio de Janeiro clique no link: https://bit.ly/3QqCpcd 

“O portfólio de projetos mapeados ressalta a integração energética que esperamos no cenário de transição dos anos futuros, com Hubs de energia que contribuem para o desenvolvimento econômico sustentável do estado. Nesse cenário a Firjan SENAI SESI é parceira estratégica da indústria para sua capacitação tecnológica e de seus colaboradores”, destaca a gerente de Petróleo, Gás e Naval da federação, Karine Fragoso.

 

Mais sobre o Painel de Projetos de Energia 

Os projetos foram categorizados conforme o mercado principal de óleo e gás, ressaltando aqueles que apresentam oportunidades para ambos os energéticos: Óleo, com foco maior apenas em petróleo e seus derivados; Gás Natural, dedicados ao gás, incluindo projetos de consumo em plantas industriais; Renováveis, fontes não fósseis; e Naval, projetos voltados para essa indústria. 

O mercado de óleo e gás representa 63% do potencial – incluindo 17 em produção de óleo e 16 em descomissionamento -, mas há ainda outros 17 em energias renováveis, sendo 10 apenas de parques eólicos offshore. Do total, mais de 50% dos projetos estão no Norte Fluminense. Os empreendimentos têm previsão de conclusão já a partir de 2024, e considera projetos em andamento, confirmados e potenciais após 2030.

 

Estande da Firjan com tecnologia de ponta 

Além do Painel, o estande da federação também terá uma sessão de networking nesta quarta-feira (25), às 17h. O encontro será um desdobramento do programa Rede de Oportunidades – cujo objetivo é apoiar a indústria fornecedora fluminense dos grandes demandantes -, que acontece no mesmo dia, na sede da Firjan, no Centro, durante a manhã. 

Durante os três dias da OTC Brasil, o estande da federação disponibiliza ainda óculos de realidade virtual, por meio dos quais será possível fazer um passeio virtual pelos institutos de tecnologia e centros de referência da federação. No local estará disponibilizado também um vasto material sobre saúde integrada e responsabilidade social vamos levar também material de saúde integrada e responsabilidade social.

 

OTC Brasil 2023 

O evento acontece até quinta-feira (26) numa área de exposição de 9.400m² – o equivalente a três andares do centro de convenções –, com estandes de mais de 180 empresas trazendo soluções no setor de tecnologia offshore e de prestação de serviços. A expectativa é de que cerca de 25 mil pessoas passem por lá ao longo dos três dias. 

A edição deste ano da OTC Brasil conta com a Arena de Descarbonização e Tecnologia, espaço cujo objetivo é mostrar iniciativas da indústria na descarbonização. A arena abordará contribuições da Noruega para o setor marítimo brasileiro, o futuro da energia eólica offshore, entre outros temas.