Centro de Referência de Avaliação da Performance e Bem-Estar promove workshop gratuito de Preparação Física

0
307

No dia 22 de julho, às 9h, o Centro de Referência em Avaliação da Performance e Bem-estar – CRAPEB, promoverá um workshop sobre Preparação Física, voltado para atletas, praticantes de atividades físicas, profissionais de saúde e bem-estar, gestores de empresas, confederações, federações e associações esportivas. O encontro é gratuito e acontece no campus de Medicina e Saúde da PUC-Rio, na Gávea. As vagas são limitadas.

Com aulas e avaliações de alto rendimento na prática, serão selecionados alguns participantes para fazer as avaliações de alto rendimento, onde todos poderão entender melhor sobre a importância da avaliação funcional do movimento e avaliação de salto vertical, sejam eles, atletas de base, master ou alto rendimento, assim como esportistas que desejam ter uma vida ainda mais saudável.

De acordo com Luísa Gandolpho, gestora da 2Sport e idealizadora do CRAPEB, é de grande importância oferecer informações sobre saúde e bem estar, estimulando a sociedade a cuidar melhor de si mesmo, seja ela um atleta de alto rendimento ou uma pessoa que deseja apenas praticar alguma atividade física.

 Luísa, que é atleta de vela, também passa por várias avaliações, e explica que o teste de salto vertical é uma medida muito utilizada no esporte de alto rendimento para monitorar as adaptações neuromusculares decorrentes do treinamento de força e potência. E, quando realizado frequentemente, pode ser uma ferramenta valiosa para monitorar acúmulo de carga de treinamento que conduz os atletas a um estado de fadiga.

A avaliação, além de mensurar a instabilidade muscular de cada indivíduo, promove a identificação de pontos fracos musculares; a criação de protocolos de exercícios personalizados; a correção de assimetrias, disfunções musculares observadas durante o teste; o fortalecimento de novos padrões de movimento e o incentivo à prática regular de atividade física.

Luísa, revela que essa é uma das muitas iniciativas que o CRAPEB promoverá em prol do esporte e também do atleta e esportista.

“Quando o atleta recebe conhecimento, ele se enriquece, e voa. Iniciativas de saúde como esta podem ajudar com que todos tenham não só uma vida mais saudável, como, resulte numa boa performance física”, finaliza.

Programação:

9h – Yoga

10h – Treino Funcional

11h – Avaliações de alto rendimento (avaliação funcional do movimento e avaliação de salto vertical)

 Serviço:

Dia: 22 de julho de 2023, sábado

Horário: 9h

Local: Campus da Saúde da PUC-Rio

Endereço:  Estrada da Gávea, 36

 

Horário de atendimento CRAPEB: Sextas e sábados (Consultar agenda previamente)

Informações: https://2sport.com.br/puc/

Conheça mais sobre a 2Sport: https://2sport.com.br/

Conheça mais sobre o Departamento de Medicina e Saúde da PUC Rio: https://www.med.puc-rio.br/