Exposição “História da Classe Trabalhadora Brasileira” no  Armazém da Utopia

0
163

Como parte da programação de 30 anos de luta, trabalho e resistência, a Companhia Ensaio Aberto realiza a exposição “História da Classe Trabalhadora Brasileira”. A abertura acontece no dia 10 de novembro e está disponível até dia 27 do mesmo mês, no Armazém da Utopia. 

Com direção de Luiz Fernando Lobo, História da Classe Trabalhadora Brasileira aprofunda-se no processo de formação do proletariado brasileiro, através da análise dos principais ciclos industriais do século XX e das greves históricas brasileiras; na crítica de Marx para as lutas operárias e ainda, nas novas facetas do capital presentes nos processos contemporâneos de “uberização” do trabalho.

Na exposição, 15 atores retratam essa história do ponto de vista do trabalhador, por meio de uma série de intervenções teatrais, mesclando as artes visuais, as artes cênicas, a música, a literatura, instalações multimídia e o cinema. Além da presença dos atores, são representados ao longo das salas, os momentos históricos dos períodos como os ciclos de industrialização das eras Vargas e JK, as encruzilhadas geradas pelo golpe civil-militar de 1964 que criaram o cenário para as greves do ABC no final dos anos 1970 e o nascimento do novo sindicalismo.

“É muito simbólico realizar essa exposição no momento em que esse grande armazém centenário está em obras, com 40 operários trabalhando no restauro, reforma e construção do novo Armazém da Utopia. Arte e realidade em diálogo”, reflete a produtora Tuca Moraes.

O Armazém da Utopia conta com acessibilidade arquitetônica e intérprete de libras em 3 sessões. A exposição é viabilizada pelo Ministério da Cultura, da Secretaria da Diversidade Cultural | História da Classe Trabalhadora Brasileira – Uma Exposição – Termo de Fomento – Plataforma Transfere Gov nº 898711/202.

 

Sobre a Companhia Ensaio Aberto


A Companhia Ensaio Aberto completa 30 anos em 2023, com a proposta de retomar o teatro épico no Brasil e fazer dos palcos uma arena de debate, resgatando sua vocação crítica e política, na busca de uma cena que atue na transformação da realidade. Um teatro onde o centro não está mais no indivíduo, mas no complexo das relações sociais.

Em seu repertório constam peças aclamadas pelo público e pela crítica como Cemitério dos Vivos, Missa dos Quilombos, Dez Dias Que Abalaram o Mundo, O Dragão e Morte e Vida Severina. Está sendo indicada em 6 categorias para o Prêmio Cesgranrio de Teatro e em 3 categorias para o Prêmio Shell de Teatro, tendo ganho o prêmio de Melhor Direção Musical.

45 artistas e técnicos compõem o atual coletivo da Companhia Ensaio Aberto, sediada no Armazém da Utopia, armazém de 5 mil metros quadrados, localizado na Zona Portuária do Rio.

Em 2022, Armazém da Utopia tornou-se patrimônio imaterial cultural do Estado e do Município do Rio de Janeiro. A Lei Estadual 9.441/2021 e a Lei Complementar 246/2022 tornam o Armazém da Utopia um espaço para uso restrito a atividades culturais e sociais e fortalecem a luta da Companhia Ensaio Aberto pela permanência no Armazém da Utopia.

 


Ficha Técnica

Direção e curadoria: Luiz Fernando Lobo

Cenografia: J.C.Serroni

Dramaturgia: Bruno Peixoto, João Batista, Leonardo Hinckel e Luiza Moraes

Pesquisa e Licenciamento de Imagens: Maria Ganem e Antonio Venancio

Figurinos: Beth Filipecki e Renaldo Machado

Iluminação: Cesar de Ramires

Sonorização: Gramophone Soluções em áudio

Multimídia: On Projeções

Programação Visual: Marcos Apóstolo e Ney Megale  

Fotografia: Thiago Gouveia

Direção de Produção: Tuca Moraes

Elenco: Amanda Tamarozzi, Bruno Peixoto, Dani Arreguy, Douglas Amaral, Eduardo Cardoso, Felipe de Góis, Gilberto Miranda, Grégori Eckert, Leonardo Hinckel, Luiza Moraes, Maria Clara de Pina, Mariana Pompeu, Mateus Pitanga, Pamella Almeida, Thaise Oliveira

 

Serviço

História da Classe Trabalhadora Brasileira

Gratuito 

Datas: 10, 11, 12, 13, 17, 18, 19, 20, 24, 25, 26 e 27 de novembro

Horário: 18 às 23h

Sextas, sábados, domingos e segundas | Última entrada às 22h

Classificação indicativa: livre

Local: Armazém da Utopia 

Como chegar: https://www.armazemdautopia.com.br/como-chegar/

Ingressos: https://www.sympla.com.br/produtor/armazemdautopia

Para agendamento de grupos e sessões com intérprete de libras entre em contato através do WhatsApp (21) 98909-2402.