Livro ‘Na Roda do Samba’ documenta a gênese do samba e seus primeiros personagens

0
300

A Editora Serra da Barriga chega ao mercado editorial com o livro Na roda do samba, de Francisco Guimarães, o Vagalume. Na obra, lançada originalmente em 1933, o autor se dedica a documentar a gênese do samba e seus personagens primeiros. A cuidadosa organização desta edição, feita pelo historiador Leonardo Affonso de Miranda Pereira, recebe notas e posfácio que proporcionam ao leitor uma melhor fruição do texto original. Na roda do samba chega às livrarias em novembro, mês em que se celebra a consciência negra.


Sobre o livro

Francisco Guimarães nos apresenta um dos principais estudos sobre a origem do samba e, principalmente, do desenvolvimento do gênero em terras cariocas. Lança seu olhar preciso sobre a teia criativa e suas peculiaridades no início da década de 1930, sobre os encontros e desencontros de uma sociedade em construção 40 anos após a abolição da escravatura e sobre a articulação intelectual e crítica dos pensadores negros do período. Vagalume circulava pelos terreiros e quintais, pelas rodas de samba, pelos bares e pelas vielas. Conhecia o eró da macumba e as dificuldades dos trabalhadores braçais da cidade. Atravessava o Rio e descortinava os encantos da noite. A nova edição conserva fotos de alguns personagens citados na edição original e acrescenta outras, também como resultado do trabalho de pesquisa feito para este relançamento.

Nas palavras do historiador e antropólogo Vinícius Natal, que assina a orelha do livro, “Francisco Guimarães nos chama a atenção sobretudo para a atuação crítica de pensadores negros em busca de sua própria modernidade, no fazer cultural da cidade. Com este livro, fica posto o vigor que os debates em torno da cultura popular negra tinham, e têm, até hoje, sendo o samba um dos principais organizadores do pensamento sobre um Brasil complexo, diverso, plural, mas não menos excludente. Sambando e escrevendo, Vagalume soube fazer história e, certamente, tem muito a nos ensinar sobre o passado e o presente”. 


Sobre o autor

Francisco Guimarães, conhecido pelo pseudônimo Vagalume, foi um importante cronista carnavalesco do início do século XX, no Rio de Janeiro. Sua data de nascimento é incerta, provavelmente entre 1875 e 1880. Filho de trabalhadores negros e pobres, cresceu em uma cidade que vivia o período pós-abolição, e, aos 14 anos, incentivado por um repórter que conheceu quando trabalhava como auxiliar de trem na Estrada de Ferro Pedro II, foi parar na redação de um jornal.

Alguns anos depois, já assinava a coluna “Reportagem da Madrugada”, no Jornal do Brasil. Acompanhava atentamente as transformações que ocorriam na capital federal e se dedicava a registrar o cotidiano dos subúrbios cariocas ainda incipientes, os distritos policiais, a rotina dos trabalhadores da noite e as rodas dos primeiros batuques daquilo que posteriormente seria reconhecido como samba. 

Em 1904, Vagalume criou a coluna “Ecos Noturnos”, na Tribuna da Imprensa, espaço no qual registrou os primeiros momentos de compositores e intérpretes, como Cartola, Heitor dos Prazeres e Sinhô, antes de se tornarem ícones do samba. Seu trabalho destacava a influência africana na criação do gênero musical e marcava a transição do ritmo que começava a deixar as comunidades negras para fazer parte das rodas da classe média, integrar o repertório das rádios e os bailes dos clubes carnavalescos cariocas.

Em 1933, publicou o livro Na roda do samba, com as fotografias dos personagens dos morros do Rio e do ritmo que se tornaria a identidade do Brasil. Seu trabalho contribuiu para a consolidação do samba como elemento da cultura nacional e o reconhecimento dos artistas que estiveram em sua origem. 

Francisco Guimarães morreu em janeiro de 1946.


Sobre a editora Serra da Barriga

https://www.serradabarriga.com
Jaime Filho, jornalista, e Andréia Amaral, editora, reúnem suas experiências profissionais e  contribuem com o mercado editorial lançando a editora Serra da Barriga, que se dedicará a divulgar o pensamento de autores e personagens negros. Jaime nos explica a escolha do nome da editora: “A Serra da Barriga é o local onde instalou-se o Quilombo do Palmares, maior território de resistência à escravidão em terras brasileiras. Estima-se que entre seis e 20 mil pessoas ocuparam Palmares. Pela dificuldade de acesso, a Serra da Barriga acolheu e protegeu Palmares por anos. Nosso desejo é que a editora Serra da Barriga, assim como a região simbólica, possa também acolher e proteger a memória do povo negro por meio de seus livros”.

 

Serviço
Livro “Na roda do Samba”
Autor: Francisco Guimarães (Vagalume)
Editora: Serra da Barriga
Número de páginas: 364
Preço: R$ 89,90
ISBN: 978-65-980491-0-2